TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do Comportamento Empreendedor para o Sucesso

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 ORGANOGRAMA TECNOSAMPA        6

4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL        8

5 EMPREENDEDORISMO        9

6 ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS        10

7 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


  1.  INTRODUÇÃO

Presente trabalho tem como base a análise da prestação de serviços da Tecnosampa para a Steinadler: Tecnosampa e Steinadler, a primeira sendo uma organização brasileira de médio porte com 15 anos de mercado e 100 funcionários atuando no mercado de desenvolvimento de sistemas de informações, e a segunda com 45 anos de mercado, filiais em todos os continentes inserida no ramo de industrias químicas.

A Tecnosampa, prestadora de serviços da empresa Alemã, tem em seu quadro de funcionários o gerente Silvio, que há algum tempo, vem se sentindo desconfortável com algumas situações geradas por seus colegas de trabalho, situações essas que ele, Silvio, as considera antiéticas.

 Desta forma, esse estudo se baseia em atingir soluções para esse conflito, para que o trabalho seja feito da forma mais clara e objetiva possível, buscando através de questões éticas, culturais e operacionais, a resolução desse problema.


  1. DESENVOLVIMENTO

No casso em análise são envolvidas duas empresas: a Brasileira Tecnosampa, que oferece o desenvolvimento de sistemas de informação;

Segundo (Silva, 2011)

O sistema de informação é responsável pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações que tem um determinado objetivo dentro de um contexto. Esse sistema, como qualquer outro possui inputs e outputs. Para que se tenha um sistema operando de forma satisfatória é preciso compreender que as informações surgem a partir de dados organizados e processados de forma a proporcionar valor às atividades da organização. Essas informações dão suporte à tomada de decisão pelos gestores, realizado seus trabalhos com mais rapidez.

É muito importante levar em consideração a quantidade e a qualidade das informações geradas por esses sistemas de informação, evitando que as informações fiquem dispersas dentro da empresa ou que informações importantes cheguem tarde aos interessados e o pior: que essas informações não sejam confiáveis.

A outra empresa é a indústria química multinacional Steinadler, com sede na Alemanha, especializada no ramo de tintas e solventes.

Segundo (Paula, 2018)

A indústria química está relacionada a todas inovações tecnológicas da sociedade de consumo. Ela fabrica uma ampla lista de produtos e matérias-primas para diversos setores industriais, convertendo produtos primários em milhares de produtos químicos secundários e terciários de grande importância no dia a dia das das pessoas. 

        Esses produtos são essenciais a atividades que vão desde o 
tratamento da água e esgoto, até a produção de alimentos, a preservação e recuperação da saúde com a produção de medicamentos e vacinas, a construção civil, a produção metal-mecânica e as tecnologias de informação. 

3. ORGANOGRAMA

3.1. NA EMPRESA TECNOSAMPA

Nome

Função

Silvio

Líder dos Colaboradores

Sr. Nogueira

Presidente

Sr. Ferreira

Vice-Presidente Técnico

Sr. Pereira

Vice-Presidente Comercial

[pic 12]

3.2. NA EMPRESA STEINADLER

Oliveira (Gerente de projetos)

[pic 13]


4. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Visto os organogramas, o personagem principal deste caso era Silvo da empresa Tecnosampa. Destacando-se como principal personagem ele continha diversos pontos fortes e outros fracos. Entre os pontos fortes de Silvo estava a disponibilidade, Comunicação, Aprendizado, Tolerância de riscos, Atenção aos detalhes, Adaptação. Já nos pontos fracos estariam Ética de trabalho, Responsabilidade pessoal.

Se tratando de duas organizações de grande porte, uma do setor da tecnologia, e a outra uma Indústria Química Multinacional, uma se completou com a outra, apos a empresa Tecnosampa realizarem um projeto para a organização Steinadler no segundo semestre de 2009 e este ser bem sucedido, a parceria foi firmada.

Porém houve muitos desafios e empecilhos pelo caminho, segundo Silvio (Tecnosampa), informou que nos bastidores do projeto os recursos alocados foram superiores aos previsto em 50%, Silvio também teve várias dificuldades em se alinhar com a forma de condução de Oliveira ( Steinadler) em relação a execução dos projetos.

Em relação aos sistemas e processos deste caso, se destaca a criação de projetos tecnológicos que envolvem o alinhamento contínuo de uma organização com a outra, e também o feedback com informações do andamento do mesmo, para consolidação de dados e ajustes que seriam peças chave em cada um dos projetos.

Entretanto ambas as organizações continham problemas no quesito troca de informações. Por parte da empresa Steinadler, Segundo Silvio (Tecnosampa), Oliveira (Steinadler) não se preocupava em apresentar claramente os requisitos, tanto no momento de descrever o objeto no contrato como na descrição detalhada do escopo. Novidades de escopo surgiam a todo o momento, e o valor/prazo do projeto não poderia ser alterado, para não frustrar as expectativas da área de TI da matriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com