TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do comércio varejista de materiais de construção em Palmas Tocantins

Relatório de pesquisa: Características do comércio varejista de materiais de construção em Palmas Tocantins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

Este texto tem por objetivo apresentar algumas características do comércio varejista de material de construção em Palmas Tocantins.O comércio é importante fonte de arrecadação de impostos para as contas públicas, participa na geração de renda e de postos de trabalho e define eixos de circulação, e de valorização imobiliária. As condições históricas e geográficas do município de Palmas a tornaram fornecedor de bens e serviços para uma extensa rede de municípios com população em média de 242 070 habitantes principalmente os mais próximos.

Selecionamos para o levantamento de dados, o ramo de comercio varejista de material de construção devido a sua abrangência, pois são encontrados estabelecimentos desse tipo em no centro e em todos os bairros da cidade e também por ser representativo da organização comercial e da definição dos eixos comerciais

1.1 OBJETIVOS GERAIS

Verificar o comportamento do comercio varejista de material de construção, sistema de vendas, e nível de concorrência.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Verificar quais os tipos de produtos mais vendidos, os que geram mais lucros, os que têm maior custo de aquisição.

1.3 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

O meio de entrega, muitas vezes demora um pouco, principalmente quando trata-se de material básico, o que causa aborrecimentos por parte do cliente, porque muita empresa de pequeno porte não possui caminhões para entregas e as mercadorias são entregues em carros pequenos tipo, camionete, carros de passeio com carretinha, e motos com um engate atreladas a uma carretinha pequena.

O atendimento foi considerado regular, muito funcionário deste ramo de comércio possui muito pouco conhecimento desta área o que gera muitos problemas com materiais vendidos de forma errada que geralmente ter que ser trocados.

1.4 CONTEXTUALIZAÇÃO

Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.

Após 23 anos, a população chega aos 242 070 habitantes, sendo que 70% das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população. De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas, se tornando a capital com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)das regiões Norte e Nordeste.

Palmas é a última cidade do século XX completamente planejada8 , já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.O município caracteriza-se também por ser a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil.

O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990. Em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do Tocantins.

1.5 JUSTIFICATIVA

Por volta no ano de 1990 em Palmas ainda não havia casas para morar, esse motivo que me levou e escolher este tema.

Hoje o comercio varejista de material de construção é a terceira atividade com o maior volume de vendas na capital, ficando atrás apenas do comercio varejista de gêneros alimentícios e do comercio varejista do vestuário.

Esta cidade foi escolhida não apenas por ser o local onde moro – o que facilitaria a pesquisa e diminuiria eventuais custos, mas também pela forma como foi projetada, fundada e pela maneira com está sendo construída o que a tornou um centro de referência no quesito comércio e serviços para todo o Estado. O modo como sua atividade comercial se desenvolveu e a alta competição entre os diversos ramos também são significativos. A delimitação do período de estudo escolhido não se deve apenas em razão da história do município, mas devido às profundas modificações que a atividade comercial no Brasil passou nas últimas décadas, entre elas: a mudança na estrutura física dos estabelecimentos, nas vendas e promoções, na forma do atendimento, nos hábitos do consumidor e no surgimento de grandes empresas e centrais de compras. Existe uma enorme demanda por materiais de construção, a cidade cresce em uma proporção assustadora, pois as pessoas em busca de um sonho que é comum a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com