TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário sobre o texto "Relatórios variados, a história" de Ruckerman (2014)

Resenha: Comentário sobre o texto "Relatórios variados, a história" de Ruckerman (2014). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o texto “Relatos diferentes, uma narrativa” de Rokermann (2014) visando o aprofundamento de conhecimentos teóricos nas disciplinas do primeiro semestre de 2014.

Durante o decorrer do mesmo iremos identificar a importância de uma organização ser coerente em relação ao discurso e a prática, visto que o sucesso de uma empresa depende da consistência e credibilidade, facilitando os relacionamentos pessoais e interpessoais.

2 DESENVOLVIMENTO

O objetivo deste é comentar o texto “Relatos diferentes, uma narrativa” de Rokermann (2014) considerando processos de comunicação de empresas, discorrendo sobre a ferramenta de gestão de Comunicação, a importância da comunicação no relacionamento interpessoal considerando tanto a perspectiva dos clientes internos quanto externos e também a importância da transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas.

2.1 PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Para estabelecer uma comunicação eficiente, mantendo um discurso coerente e adaptado às diferenças de público a fim de fazer com que todos tenham a mesma perspectiva e entendimento, a empresa BRASKEM apresenta os seguintes processos: Interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e as outras áreas da companhia; a equipe se reúne para alinhar as principais mensagens e discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa avaliando vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder questionamentos; alinham as informações a serem divulgadas em dois encontros antes do anúncio dos resultados; é feita a interação da equipe de relações de investidores que trabalha os pontos a serem destacados com a de comunicação que faz as observações destes pontos; a diretoria de comunicação elabora a mensagem do presidente com o objetivo de alinhar os relatos sob a mesma narrativa, ou seja, identificando pontos comuns.

No texto é citado também que a empresa gera boletins para colaboradores com publicação de notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios e com assuntos familiares através das revistas “Geração Braskem” e “Família Braskem”. A pauta dessa revista é concentrada em um colaborador do setor de comunicação que aborda uma das áreas da empresa identificando temas importante. Essa pauta é avaliada pela equipe de comunicação e pelo diretor, sendo aprovada é feita a publicação.

É interessante comentar que a revista aborda vários pontos de vista e que existe um cuidado em unificar o discurso evitando destaques a temas que não são considerados importantes para a estratégia corporativa.

Um jornalista faz parte da equipe de comunicação e buscando fatos e sendo didático quando surgem termos técnicos.

Já a empresa CPFL, que atua no ramo de energia elétrica, mostra que a comunicação vai de relatos do presidente do grupo em conjunto com a equipe de comunicação.

A forma de comunicação com o cliente é feita através da própria conta de luz com mensagens diretas e simples.

Em relação à imprensa regional, para atender melhor as publicações e rádios regionais foi criada uma estrutura descentralizada para que os grupos tenham autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais.

Existe também a preocupação em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com