TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e métodos que fazem parte do objetivo do gerenciamento de produção

Relatório de pesquisa: Conceitos e métodos que fazem parte do objetivo do gerenciamento de produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  9.271 Palavras (38 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 38

Introdução

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

Os últimos 50 anos constituíram uma época de grandes mudanças na gestão e organização do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanças foram marcantes nesse período. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações. O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recursos humanos.

Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o início do século XX, avanços sem precedentes à produtividade. Alguns dos fatores foram: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho nochão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção.

Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

ETAPA I

1. SISTEMA DE PRODUÇÃO

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:

• Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa seqüência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

• Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e namesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.

• Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma seqüência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

1.2 – Visita Empresa

Abaixo veremos como uma empresa real e a utilização do Sistema de Produção:

Empresa: Heatcraft do Brasil Ltda.

Rodovia Presidente Dutra, Km 134,3 – São José dos Campos - SP

Segmento: Refrigeração Industrial e Comercial

Responsável:

Fábio Diniz – Gerente de Logística

Missão:

Oferecer produtos de refrigeração com melhor qualidade e inovação tecnológica. Oferecer soluções inovadoras em refrigeração para superar as expectativas dos clientes, por meio de um trabalho feito com integridade, liderança na indústria, inigualável atendimento ao cliente e administração ambiental.

Valores:

Integridade – Nós nos comportamos de maneira honesta e franca;

Respeito – Nós respeitamos os nossos funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes e os grupos onde trabalhamos e vivemos;

Excelência – Nós valorizamos o alto desempenho dos nossos funcionários e fornecedores e a qualidade de nossos produtos e serviços. Nós proporcionamos valor aos nossos acionistas

Produtos:

Sistemas de refrigeração compostos por unidades condensadoras. Evaporadores; condensadores remotos eracks.

Publico alvo:

Distribuição, Supermercados, ColdStorage, Trocadores de Calor, Montadora de ônibus

Demanda:

30.000 conjuntos/ano

Previsões de demandas:

Através de reuniões bimensais (S&OP – Sales andOperations) entre as equipes comercial, industrial e financeira, onde são discutidas as previsões de demanda por família de produto para um horizonte de 4 meses.

Aspectos sazonais da demanda:

O mercado de refrigeração apresenta sazonalidade com baixa de demanda no primeiro semestre e alta no segundo semestre com aumento aproximado de 30%. Desta forma, o planejamento de material e produção leva em consideração a sazonalidade para planejar o estoque e disponibilidade de máquina / recursos humanos.

Processo de produção:

Seguimos o processo de produção baseado nos fundamentos Lean Manufacturing. Há um

planejamento mestre baseado em tempos de processo versus disponibilidade de máquinas / recursos humanos que se convertem num sistema visual de programação na produção.

Controle do estoques de matérias – primas

Existem metas estipuladas de giro para cada família de material, com base nestas metas são aplicadas diferentes técnicas de controle de inventário como kanban, JIT, milkrun, etc.

Quantidade de máquinas produtivas:

Aproximadamente 95 máquinas produtivas divididas em dobradeira, puncionadeira, tanques de teste, máquina de curva, cabine de pintura, etc; e 13 linhas de produção, as quais são configuradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com