TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conseqüências da inflação

Abstract: Conseqüências da inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Abstract  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

empresas (imposto de renda) e as contribuições feitas à previdência social, mais as transferências do governo, ou seja, as despesas com inativos, pensionistas, salário-família e outros benefícios pagos pela previdência social mais os juros pagos.

RENDA PESSOAL DISPONÍVEL: é a Renda Pessoal menos os impostos diretos pagos pelas pessoas, ou seja, o imposto de renda.

DISTRIBUIÇÃO INTER-REGIONAL DE RENDA: é a forma como a renda nacional de um país, num determinado período de tempo, é distribuída entre as regiões desse país.

RENDA PER CAPITA: é a renda de um país, por um período de tempo, dividida pelo número de habitantes do país.

DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DE RENDA: é a forma como a renda de um país, num período de tempo, é distribuída entre os fatores de produção trabalho e capital.

SERVIÇOS DE CONSUMO: são as despesas feitas pelas pessoas com serviços prestados por outras pessoas ou equipamentos, com vistas à satisfação de suas necessidades.

LEI DE SAY: a oferta cria sua própria demanda.

PRINCÍPIO DA DEMANDA EFETIVA: o nível do produto é determinado pela demanda.

AGENTES ECONÔMICOS: trabalhadores, empresários, governo e resto do mundo.

INFLAÇÃO: processo em que há um aumento contínuo e generalizado nos preços dos bens e serviços produzidos em uma economia.

MEDIDAS DA INFLAÇÃO: a inflação é medida através de números-índices, sendo que os mais importantes são o Índice de Custo de Vida (ICV), o Índice de preços por Atacado (IPA), o Índice de Construção Civil (ICC) e o Índice Geral de Preços (IGP).

CONSEQÜÊNCIAS DA INFLAÇÃO:

1. Sobre a distribuição de renda: os trabalhadores saem perdendo, pois seus salários são reajustados periodicamente, ao passo que os preços de bens e serviços sobem quase que diariamente. Os empresários defendem seus ganhos repassando o aumento de seus custos para o consumidor, através da elevação do preço de seus produtos. Por outro lado, os donos de

imóveis têm propriedades valorizadas, enquanto os profissionais liberais podem aumentar seus honorários quando quiserem.

2. Sobre a balança comercial: com a inflação, os preços dos bens e serviços produzidos internamente tendem a ficar mais caros que os importados fazendo com que as pessoas aumentem suas compras de mercadorias importadas, o que causa um déficit na balança comercial. A alta taxação desses produtos é uma forma de o governo evitar esse desequilíbrio.

3. Sobre as expectativas: num processo inflacionário, as incertezas dos empresários a respeito de suas taxas de lucros futuras fazem com que diminuam os investimentos, reduzindo a capacidade produtiva do sistema econômico.

INFLACÃO DE DEMANDA: causada pelo aumento da demanda, significando que há um excesso de procura dos bens e serviços.

POLÍTICA MONETÁRIA

POLÍTICA MONETÁRIA: são medidas adotadas pelo governo que visam reduzir a quantidade de moeda em circulação na economia.

POLÍTICA FISCAL: são medidas do governo que objetivam diminuir a demanda através da carga tributária.

INFLACÃO DE CUSTOS: tem origem na oferta de bens e serviços. É causada pela elevação dos custos de produção, repassados para o consumidor através do aumento do preço do produto. Um fator agravante é o controle do mercado, através do monopólio ou oligopólio, que permite aos empresários obterem lucros extraordinários através do aumento dos preços dos seus produtos.

INDEXAÇÃO: é o reajuste do valor das parcelas dos contratos, como salários, aluguéis, prestações, pela inflação do período passado.

INÉRCIA INFLACIONÁRIA: é a resistência que os

preços de uma economia oferecem às políticas de estabilização que atacam as causas primárias da inflação.

CONFLITO DISTRIBUÍTIVO: é a disputa entre trabalhadores e empregados, tentando aumentar sua participação na renda. Os trabalhadores lutam por aumentos de salários. Quando obtêm, os empresários repassam esse aumento para os preços. Como resultado, a inflação não diminui, mesmo se eliminada suas causas primárias.

ECONOMIA INTERNACIONAL

TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS: diz que os países devem especializar-se na produção de bens que possuem vantagens comparativas, para trocá-los por bens produzidos nas mesmas condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com