TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 8

Contabilidade

Empresarial

Capítulos

Conteúdo do capítulo

Fls. do resumo

2

Relatórios Contábeis

2 – 4

3

Balanço Patrimonial - Grupos de Contas

5 – 7

4

Aspectos sobre Situação Financeira versus Situação Econômica

8 – 9

5

Regimes de Contabilidade

10 - 11

2 Relatórios Contábeis

2.1 Relatório contábil e seus objetivos

Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade e tem como objetivo relatar às pessoas que se utilizam da contabilidade os principais fatos registrados por ela em determinado período.

A diretoria, ao fim de cada período social, deve elaborar e publicar as demonstrações financeiras. Além delas, temos as "notas explicativas", que são complementos às demonstrações, e que servem para evidenciar certas informações que não são indicadas nas demonstrações financeiras.

2.2 Relatórios contábeis obrigatórios versus não obrigatórios (e a necessidade de publicação em dois jornais)

Há dois tipos distintos de sociedades: as sociedades limitadas e anônimas.

As sociedades anônimas são divididas em capital fechado (tipo de trabalho tradicional, que são restritas e não recorrem ao público em geral) e capital aberto (tipo de sociedade cuja captação de recursos é realizada junto ao público, por meio de pregões e bolsa de valores)

2.3 Balanço Patrimonial

Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado. O Balanço Patrimonial (BP) é constituído pela coluna do lado esquerdo (denominada Ativo) e a do lado direito (denominada Passivo e Patrimônio Líquido).

2.3.1 Ativo

São todos os bens (coisas úteis que trazem benefício para o negócio) e direitos (todos os valores que a empresa tema a receber de terceiros) de propriedade da empresa, que representam benefícios presentes ou benefícios futuros para a empresa. A empresa relatará como ativo só aquilo que for de sua propriedade.

Para ser evidenciado no Ativo, é necessário preencher suas quatro características simultaneamente, sendo elas: bens ou direitos, propriedade, mensurável em dinheiro e benefícios presentes ou futuros.

Divide-se em Tangíveis (móveis, como rádio e celular, e imóveis, como casas e veículos) e Intangíveis (não possuem corpo, como marcas e software).

2.3.2 Passivo

É o lado das dívidas, das obrigações, isto é, compromissos que serão reclamados. É dividido em dois grandes grupos: Exigível (evidencia toda a obrigação que a empresa tem com terceiros. No momento que a dívida vencer, será exigida sua liquidação.) e Não Exigível (dívida que não será reclamada. Enquanto a empresa estiver num processo de continuidade, não precisa pagar essa obrigação que ela tem com os proprietários. Ela é denominada Patrimônio Líquido).

2.3.3 Patrimônio Líquido

Evidencia recurso dos proprietários aplicados no empreendimento. A aplicação inicial denomina-se, contabilmente, capital. Além do Capital, o Patrimônio Líquido também é acrescido com os rendimentos resultantes do capital aplicado, ou seja, os lucros.

Algebricamente, para calcular o Patrimônio Líquido, basta subtrair do Ativo as dívidas da empresa, ou seja, o Passivo.

2.4 Capital de Terceiros versus Capital Próprio

A comparação Capital de Terceiros com o Capital Próprio revela o grau de endividamento a empresa. Quanto maior for o Capital de Terceiros em relação ao Capital Próprio, maior será o endividamento da empresa.

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações da empresa; Balanço origina-se de balança = equilíbrio dos dois lados (origem = aplicação). Assim, Balanço Patrimonial significa demonstração de forma equilibrada dos bens, direitos e obrigações em um único relatório.

2.5 Requisitos do Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é composto de um cabeçalho que conterá: a denominação da empresa; o título da demonstração; a data de encerramento do Balanço. O corpo do Balanço é constituído por duas colunas: a esquerda (Ativo) e a direita (Passivo e Patrimônio Líquido)

 

3 Balanço Patrimonial - Grupos de Contas (uma abordagem preliminar)

3.1 Introdução

É importante apresentar o Balanço agrupando-se as contas de mesmas características. Para facilitar a interpretação do Balanço existe uma preocupação constante em estabelecer uma adequada distribuição de contas em grupos homogêneos.

3.2 Grupos de contas

No Ativo aparecerão em primeiro lugar as contas que se converterão mais rapidamente em dinheiro e, a seguir as contas mais lentas de realização em dinheiro; no Passivo e Patrimônio Líquido serão destacadas, prioritariamente, as contas que deverão ser pagas mais rapidamente e, a seguir, as que serão acertadas a Longo Prazo.

3.2.1 Circulante e o Conceito de Ciclo Operacional

O período desde a aquisição da matéria prima até o recebimento das duplicatas é denominado Ciclo Operacional. Durante esse período, todas as contas envolvidas estão constantemente em movimento, isto é, seus saldos são frequentemente alterados; são as contas em giro, em circulação e, por isso, o grupo dessas contas é denominado Circulante.

3.2.2 Capital Circulante Líquido (CLL)

Ativo Circulante menos Passivo Circulante evidencia o Capital Circulante Líquido (CLL), ou seja, a parte do Ativo Circulante que não está comprometida com o Passivo Circulante.

3.2.3 Ativo Não Circulante

Se divide em realizável a Longo Prazo (todas as contas de bens e direitos que se transformarão em dinheiro após um ano), Investimentos (aplicações em bens que não tem caráter da atividade principal da empresa), Imobilizado (todos os bens utilizados na manutenção da atividade principal da empresa) e Intangível (todos os bens incorpóreos).

3.2.4 Curto versus Longo Prazos

Casos de Realizável a Longo Prazo são bens ou direitos que serão transformados em dinheiro a Longo Prazo. Entende-se por Longo Prazo períodos superiores a um ano, ou superior ao ciclo operacional da empresa quando este for maior que um ano. Portanto, Curto Prazo será um ano ou tempo do Ciclo Operacional, valendo aquele que for maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com