TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contextualização dos Dez Princípios da Economia

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

        Contextualização dos Dez Princípios da Economia

-“Trade-off nada mais é que uma ação de caráter econômico que busca a solução de um determinado problema, porém que dá margem a outro.”

Exemplo: Com o aumento da quantidade de moedas na economia, acontece a inflação (aumento do nível geral de preços da economia), porém, outra consequência, pelo menos no curto prazo, é o menor nível do desemprego, esse é um trade-off de curto prazo entre inflação e desemprego. (Princípios 1, 9 e 10)

-Um dos mais bem sucedidos esportistas do mundo, Tiger Woods, desistiu da faculdade de economia na Universidade de Stanford, porque queria se tornar golfista profissional. Após dois anos de estudos, Woods já se destacava no esporte. Hoje, seu salário supera a marca de 100 milhões de dólares por ano, e ele entende bem o que é custo de oportunidade e incentivos (Princípios 2 e 3)

-O comércio não é uma competição onde a derrota de um significa a vitória de outro. O comércio pode ser bom para todos, onde os países concorrem entre si e ao mesmo tempo beneficiam o mercado para todos, permitindo que as pessoas se especializem nas atividades em que são melhores, permitindo que desfrutem de uma maior variedade de bens e serviços.

Exemplo: O Japão é especializado em tecnologia, e a China tem um grande número de mão-de-obra, os dois são tanto concorrentes quanto parceiros (Princípio 5)

- Por mais que os indivíduos e as empresas busquem o lucro pessoal e pensem individualmente, o resultado final é favorável à sociedade como um todo. Adam Smith usou o termo mão invisível do mercado para descrever este paradoxo.

Exemplo: Não é por bondade do padeiro que nós podemos tomar nosso café da manhã todos os dias, e sim pelo seu egoísmo, ao agirem exclusivamente em benefício próprio. (Princípio 6)

-A mão invisível do mercado e muito boa, porém o governo ainda é necessário para proteger a mão invisível. Geralmente o mercado consegue alocar os recursos de forma eficiente, e quando isso não acontece os economistas usam a expressão “falha de mercado”. Uma possível falha é a externalidade, que é o impacto das ações de uma pessoa sobre o bem-estar dos que estão próximos. E outra possível causa é o “poder de mercado”, que se refere à capacidade de um agente econômico influenciar os preços de mercado.

Exemplos: Mesmo quem não fuma sofre com os efeitos da fumaça e de outras formas de poluição causadas pelo cigarro. As mais de 4,7 mil substâncias tóxicas que ele contém contaminam o solo e a água quando a bituca é descartada de forma inadequada (Externalidade)

Se várias pessoas necessitam de um remédio contra o câncer e só uma empresa é capaz de produzir esse medicamento, o dono dessa empresa não terá competição, podendo influenciar os preços para benefício próprio (Poder de Mercado).

             Análises Positivas   x   Análises Normativas

 A comunidade LGBT ainda sofre muito com a homofobia (Análise Positiva)

As leis contra a homofobia poderiam ser mais rigorosas (Análise Normativa)

1% da população da população mundial detém mesma riqueza dos 99% restantes (Análises Positivas)

O dinheiro deveria ser mais bem distribuído entre a sociedade (Análise Normativa)

Cerca de 40 mil crianças vivem em orfanatos no Brasil (Análise Positiva)

O processo para se adotar uma criança no Brasil deveria ser menos burocrático (Análise Normativa)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com