TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DEZ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA

Por:   •  16/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: DEZ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA

O capítulo 1 do livro Introdução à Economia é uma forma excelente de explicar como a economia funciona. Os princípios explicados e exemplificados de forma perfeita por Mankiw são divididos pelo autor em 3 tópicos: em como as pessoas toam decisões, emo as pessoas interagem entre elas e como a economia funciona.  No livro é demonstrado como esses tópicos relacionam entre - si e de que forma funcionam juntos para existir a economia.

No primeiro tópico, Mankiw explica 4 princípios de como ocorrem as tomadas de decisão em sociedade. Um dos princípios muito importante é o quarto, “pessoas reagem a incentivos”, o que o autor explica é que as pessoas tomam diferentes decisões conforme as consequências que terão. Consideramos uma decisão como boa ou ruim, conforme os benefícios e os custos dela, e as pessoas fazem trocas na decisão ao receberem um incentivo a mais ou a menos. Um exemplo disso é de um estudante que faz a escolha de faltar a aula em uma segunda feira, para ele o benefício de ficar em casa é maior do que tomar essa falta, mas caso o professor tivesse marcado uma atividade avaliativa o incentivo para ir a aula mudaria, o que levaria o aluno a mudar de decisão. Os incentivos são cruciais para analisar o funcionamento do mercado e da economia, por exemplo quando o preço de um produto aumenta, as pessoas optam por comprar menos.

Ademais, cumpre destacar o segundo tópico de princípio, no qual o autor explica como as pessoas interagem entre si. Um princípio muito importante que mostra como o estado influencia na interação das pessoas e na economia é o sétimo, “as vezes os governos podem melhorar os resultados dos mercados”, a mão invisível que faz o mercado funcionar só é possível quando o governo garante a proteção dos direitos. Mas o estado pode acabar prejudicando e causando falhas de mercado, pois na teoria é muito bom, entretanto como o estado é controlado por pessoas, podem agir em detrimento do que é melhor para eles e não para o mercado, o que faz, com que afete variáveis como pobreza, bem-estar, crescimento econômico e, a alocação ótima dos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com