TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DEZ PRINCÍPIOS DA ECONOMIA

Por:   •  6/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Henrique Alvarenga Queiroz

Turma: CH

Dez Princípios da Economia

Introdução

A palavra economia é um termo que se refere como o ser humano administra e troca os recursos limitados extraídos da natureza. A economia no cenário atual pode ser dividida em duas principais partes economia capitalista e a socialista a primeira presa pelo livre mercado e concorrência enquanto a segunda trabalha com a planificação da econômica. O texto a seguir irá abordar dez princípios que se encontram na economia.

Princípio 1 – As Pessoas Enfrentam Trade offs

Trade off do inglês significa troca. Esse principio tem o objetivo de mostrar que pelo fato das pessoas possuírem um capital limitado elas têm que fazer uma troca ou decisão de qual produtos estas pretendem adquirir com o seu capital. Normalmente para fazer essas escolhas as pessoas dividem os produtos entre aqueles de luxo e os de necessidade escolhendo os de necessidade um exemplo seria escolher gastar seu capital adquirindo um novo par de calçados ou comprando mantimentos

Essa troca que o ser humano enfrenta nas relações econômicas não é presente apenas no ato de escolher qual objeto adquirir, a troca não e necessariamente vinculada ao capital pode ser também tempo entre outras coisas valorizada pelas pessoas. Ao escolher estudar por exemplo a pessoa está fazendo uma troca do seu tempo de lazer por conhecimento, ao trabalhar a uma troca do tempo de lazer por capital monetário, entre outros exemplos.

Princípio 2 – O Custo de Algo é o que se Abre Mão parar Obtê-lo

Toda vez que uma pessoa se depara com uma decisão isso significa que ela terá que fazer uma escolha e consequentemente ao escolher uma opção estará descartando a outra o que significa que o preço da escolha feita pelo individuo são as outras possibilidades. Um exemplo dessa escolha é se o indivíduo irá frequentar a faculdade A, a faculdade B ou irá diretamente pro mercado de trabalho.

Princípio 3 – Pessoas Racionais Pensam na Margem

Esse princípio se refere ao fato que as pessoas são afetadas por mudanças pequenas (marginais) referente aos produtos e serviços que as afetam ou serão utilizados. As decisões dos indivíduos são afetadas até pelas mudanças, marginais nos custos e benefícios a elas presentes.

Princípio 4 – As Pessoas Respondem a Incentivos

O ser humano é extremamente sensível naquilo que envolve o seu interesse, até as menores das mudanças é o suficiente para que o indivíduo tome a iniciativa de agir quando essa infligi seu benefício. As mudanças marginais no custo ou benefício de um produto é o suficiente para atrair ou causar a perdas de clientes.

Quando se vai escolher um produto novo em que a qualidade é padrão até a menor das diferenças de custo é decisória, do mesmo modo na igualdade de preço um produto com uma função extra mesmo que ela seja usada praticamente nunca terá grande vantagem na competição. Do mesmo modo promoções pequenas de 5% irão influenciar a quantidade de produtos que o adquiridos pelo consumidor.

Princípio 5 – O Comércio Pode deixar todos em Melhor Situação

O comercio pelo fato de apresentar diversas ofertas (produtos) e demandas (desejos) permite que diversas pessoas atuem, o desenvolvimento de novos produtos e o surgimento de novos desejos é o que impede a estagnação do comercio. Do mesmo modo o fato de apresentarem diversos comerciantes gera a competição essa competição causa muitas vezes a aprimoramento do produto e a diminuição do seu preço.

Um outro lado é que a divisão dos benefícios não é sempre justa nem todo produto é recebe o seu devido valor e nem todos tem acesso ao mesmos produtos e oportunidades, muitas vezes pelo ambiente de onde se originam. Existe casos também em que a competição falha pelo fato de um comerciante se encontrar tão enraizado no mercado que mesmo se o concorrente for mais capaz esse não consegue competir.

Princípio 6 – Os mercados São geralmente uma boa Maneira de Organizar a Atividade Econômica

A economia de mercado aloca os seus recursos através da decisão das famílias do que consumir (demanda) e das empresas do que produzir (oferta). Através dessas decisões que o mercado se ajusta na utilização dos recursos finitos.

Princípio 7 – Os Governos Podem As Vezes Melhorar O Resultado do Mercado

As empresas, as quais são responsáveis pela oferta, produção de bens, são formadas por indivíduos e esses assim como qualquer outros podem errar quando um grande número de empresas comete erro na demanda pode haver uma quebra no ciclo econômico gerando uma crise. A crise de 1929 é um exemplo de tal acontecimento, para solucionar os problemas da crise surgiu o keynesianismo que diferente do liberalismo defende uma pequena interferência governamental na economia para evitar crises. Nesse sistema, muito adotado atualmente, o governo põe certos regulamentos na economia e nas empresas e através de tal visa impedir crises econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com