TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DEZ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA

Por:   •  1/12/2019  •  Resenha  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

DEZ PRINCIPIOS DE ECONOMIA

Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recusos sendo eles ascassos, para a manutenção de toda uma sociedade.

Quando abordamos aspactos relacionados a economia, referindo-nos a grupos sociais e como esses processos interferem  em nossas vidas. Dedido a escasez de recursos temos que optar por fazer escolhas conflitantes, essas decisões nos leva a escolher um objeto ou objetivo em função de outro, pois na vida “ Nada é de graça”.  Dentre essas  escolhas temos um grande conflito entre Eficiencia e Igualdade, significando dizer que quanto mais a sociedade consegue aproveitar  de um recursso escasso, e a igualdade é a distribuição dos mesmos entre os indivíduos dessa sociedade.

O custo de alguma coisa é aquiloo que voce desiste para obte-la; Tomar decisões exige a comparação entre custos e beneficios das ações possibiliitadas, ou seja o custo de uma oportunidade é o que vc abre mão para obter um item. Ou seja o custo beneficio.

As pessoas racionais pensam na margem e potencializam suas ações no que concernem a escolhas, principalmente de todos os componentes que englobam todas as oportunidades disponiveis, ajustando-se as dificuldades ou aproveitando as oportunidades usando a Mudança Marginal para melhor se ajustarem quando necessário.

As Pessoas reagem  a incentivos, potencializando suas acões de acordo com os beneficios que elas trarão. Tendo de tal forma um papel muito importnte na economia, o da Ação e Reação.

O Custo de Oportunidade é o que você abre mão para obter um item; a livre concorrência entre produtos faz com que o consumidor ganhe, pois as industrias trabalham com inovação e renovação constante de tecnologia, fazendo comque muitas vezes esses produtos  fabricados tenham muitas variações, aprimoramentos principalmente financeira. Sendo assim todos ganham, pois as empresas são concorrentes e parceiras ao mesmo tempo.

Os mercados são geralmente uma boa maneira de organizar a atividade economica. Uma Economia de Mercado que dispoe recursos por meio das decisões  descentralizadas de muitas empresas e familias , quando essas interagem nos mercados de bens e serviços. Empresas decidem quem contratar e o que produzir, as familias decidem em que trabalhar e o que consumir, ambas interagindo no mercado  onde as decisoes são orientadas pelo preço e interesses próprios. Segundo Adam Smith, em 1776 no livro   A Riqueza das Nações, fez a mais famosa de todas as observações na economia “ as familias e empresas , ao interagirem em mercados, atuam como se fossem guiadas por uma mão invisível’ que as levam a resultados  demercados desejáveis” .

Às vezes os governos, podem melhorar  os resultados  dos mercados. Sendo a mão do mercado grande, por que precisamos do governo? È que a mão invisivel poderá fazer maravilhas apenas  se o governo cumprir o cumprimento das regras e mantiver as instituições principais da economia. Há ainda outra razão que justifique o fato de precisarmos do governo : a mão invisivel é poderosa  más não é onipotente , tendo dois motivos generosos  para que haja a intervenção do governo na econimia : promover a eficiencia e a igualdade, ou seja a maioria das politicas visa aumentar o bolo  econômico e mudar a forma como ele é dividido.A  mão invisivel orienta em geral os mercados para uma alocação eficiente dos recursos, com tudo, por varias razoes a mão invisivel não funciona. Os economistas usam a expressão  falha de mercado para se referirem a uma situação em que o mercado por si só não consegue  produzir uma alocação eficiente de recursos, outra causa de falha de mercado é a externalidade, que é o impacto das ações de uma pessoa sobre o bem estar dos que não tomam parte da ação. Outra causa possivel de uma falha de mercado é o Poder de mercado: Capacidade que uma pessoa ou grupo pequeno infuenciam de forma indevida o poder de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com