TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB

Por:   •  30/8/2015  •  Abstract  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Instituto de Computação

Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB

Curso de Graduação em Sistema de Informação

Fundamentos de Economia

Atividade da 1ª Semana

1. A escassez tem um impacto na economia. Explique?

R- Sim. Quando um bem se torna escasso é sinal que a procura pelo mesmo se tornou maior que a oferta, causando um desequilíbrio no seu preço e consequentemente no mercado. Acontecendo a escassez do produto, os seus produtores serão obrigados a aumentar o seu valor para que possa haver novamente uma equalização entre demanda e oferta.

2. A tomada de decisões (trade-off) tem um peso na economia? A escassez influencia essa tomada de decisões?

R- Sim. Quando se define pelo trade-off é sinal que haverá escolhas em conflito. O preço de um produto pode ser tabelado para se corrigir a sua falta, mas ao mesmo tempo irá garantir que uma parte dos consumidores consiga adquirir um o mesmo bem com o preço mais accessível, o que poderia não ter ocorrido caso o mesmo não tivesse sido tabelado. Aqui no Brasil lembro que quando a carne bovina ficou escassa, o governo resolveu aumentar a oferta de frango para poder equilibrar o mercado. Obviamente a escassez de um produto levou a essa tomada de decisão.

3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

R- As empresas disponibilizam bens e serviços no mercado para o consumo das famílias, e estas detém os fatores de produção (terra, capital e trabalho). Os bens e serviços são produzidos através dos fatores de produção disponibilizados pelas famílias, e formam assim o mercado de fatores de produção. As famílias recebem remuneração (salários, lucros, aluguéis e juros) por ofertar estes fatores de produção. Com esses fatores, as empresas possuem insumos que tornam possível a produção de bens e serviços. As famílias possuem demandas por estes que são comercializados no mercado de bens e serviços, em troca de consumo (despesas) das famílias. Assim é formado o fluxo circular da renda.

4. O que seria custo de oportunidade Dê um exemplo da sua vida

R- É o custo que pagamos ao escolher algo em detrimento de outro. No meu caso posso citar o curso de bacharelado EAD que estou cursando. Poderia estar hoje em um lugar aproveitando o momento em uma festa ou trabalhando mais para poder faturar mais dinheiro. No entanto estou a fazê-lo para poder me tornar melhor e mais preparado e poder obter uma nova oportunidade na vida que possa me trazer novos ganhos e mais oportunidades, abdicando assim de um possível momento de prazer imediato em detrimento de outro no futuro que julgo ser mais vantajoso.

5. Qual o papel do Governo em uma economia?

R- Quando há a falha de mercado, o Governo deve ser o grande mediador da economia. Ele também deve ser o grande incentivador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com