TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Créditos da empresa

Tese: Créditos da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  6.400 Palavras (26 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 26

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Caro Alunos, bem-vindos à disciplina de Economia e Modelos de Gestão!

Nesse momento, você pode estar se perguntando: por que eu, futuro Gestor de Recursos Humanos, preciso estudar Economia? Ao longo de nossos encontros perceberemos que conhecer Economia é fundamental para profissionais de uma área tão estratégica nas empresas como é a área de Recursos Humanos.

A seguir, apresentarei os objetivos e conteúdos de nossa disciplina para que vocês saibam o que abordaremos ao longo de nossos encontros.

Objetivos:

Temos como objetivo desenvolver os nossos conhecimentos sobre economia, destacando sua importância para a gestão estratégica das organizações. Visamos ainda discutir a realidade econômica brasileira, mostrando alguns cenários importantes da economia e a inserção do Brasil no contexto internacional. Além disso, temos um objetivo muito importante, que é auxiliar o aluno a desenvolver os requisitos necessários para interpretar os fatos econômicos de forma que estes possam ser utilizados para a tomada de decisão nas organizações.

Pensaram que era só isso .... não! Tem mais olha aí:

• Fornecer conhecimentos básicos de Administração através da fundamentação teórica que proporcione compreensão e análise dos conceitos, importância e aplicações nas organizações;

• Contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao profissional da área de Recursos Humanos, para que este possa executar de forma eficiente as funções administrativas e operacionais da Administração de Recursos Humanos;

• Analisar cenários futuros e abordagens contemporâneas de Administração;

• Diagnosticar e solucionar demandas e contingências nas organizações, envolvendo os conteúdos abordados.

Conteúdo Programático:

O conteúdo programático da disciplina está dividido em quatro unidades:

UNIDADE 1 – CONCEITOS INICIAIS

• Conceitos fundamentais da ciência econômica;

• Objeto de estudo da ciência econômica e sua importância para a gestão estratégica das organizações;

• As subdivisões da economia;

• Introdução à evolução do pensamento econômico.

UNIDADE 2 – INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA

• Oferta e demanda de mercado;

• Introdução às estruturas de mercado;

UNIDADE 3 – INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA

• Políticas econômicas e seus objetivos;

• Indicadores econômicos;

• Agregados econômicos (preços, renda, emprego)

UNIDADE 4 - ECONOMIA BRASILEIRA

• Transformações econômicas recentes e problemas estruturais da economia brasileira;

• Os Planos Econômicos;

• A economia atual e as perspectivas para os próximos anos;

• Inserção da economia brasileira no contexto internacional;

• Cenários econômicos

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulasque estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além doMaterial do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e webaula da disciplina.

RECURSOS HUMANOS

WEB AULA 1

Unidade 1 – Conceitos Econômicos Fundamentais

Olá pessoal! Bem-vindos à nossa primeira web aula da disciplina de Economia e Modelos de Gestão. Quero começar com uma pergunta: Qual a primeira palavra que lhe vem à mente quando falamos a palavra “economia?”

Se for a palavra “dinheiro”, você está no caminho... mas não é só isso. Na verdade, a ciência econômica estuda não apenas o dinheiro, mas todos os bens considerados escassos, ou seja, bens que não são infinitos! Para entendermos melhor, vamos refletir um pouco sobre a palavra escassez. Pensem no seguinte: se todos os bens e serviços consumidos pelas pessoas “caíssem do céu”, ninguém precisaria estudar economia, pois não haveria escassez. É bem provável que todos conheçam a expressão “não existe almoço grátis”. Essa expressão resume o objeto de estudo da economia: para que exista um almoço, alguém teve que comprar os ingredientes. Para ter dinheiro para comprar os ingredientes, alguém teve que dar algo em troca: o dinheiro. Para conseguir dinheiro, alguém teve que vender alguma coisa: a sua força de trabalho. Ou seja, as pessoas trabalham para outras pessoas (vendendo sua força de trabalho) e recebem algo em troca (dinheiro); é com esse dinheiro que as pessoas compram os bens e serviços de que necessitam e desejam. Vejam a imagem abaixo:

Seja qual for o produto, será que o frete é grátis mesmo? Para o consumidor que o está comprando, sim... mas alguém está pagando por esse frete! Ele não “caiu do céu”. Esses exemplos, portanto, ilustram o conceito central da economia: a escassez. Mas o que mais pode ser escasso? O tempo das pessoas, por exemplo, é um bem escasso. O espaço físico é um bem escasso. Mão-de-obra qualificada também pode ser um bem escasso.

A ciência econômica torna-se mais complexa à medida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com