TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Créditos da empresa

Abstract: Créditos da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Abstract  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 10

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Vamos estudar, na disciplina de Teoria da Contabilidade, a história e evolução da contabilidade. Os objetivos da contabilidade. Os postulados, princípios e convenções contábeis. Definição e critérios de avaliação de ativos e passivos. Mensuração de receitas e despesas. Evidenciação (disclosure). Relação da teoria com a prática contábil. Metodologias e enfoques da pesquisa contábil. Perspectivas da contabilidade.

Objetivos:

Demonstrar a origem histórica da contabilidade e sua evolução, por meio das escolas de pensamento específicas. Analisar os principais conceitos e critérios de avaliação dos ativos e passivos. Explorar as receitas, ganhos, despesas e perdas no contexto das empresas comerciais, bem como as evidenciações contábeis. Interpretar os diferentes enfoques e metodologias da pesquisa contábil. Verificar por meio das perspectivas contábeis, a relação teoria e prática.

Conteúdo Programático:

Parte I – Origem e evolução histórica

Arqueologia contábil

Escolas italianas de contabilidade

Escola norte-americana de contabilidade

Desenvolvimento da contabilidade no Brasil

Parte II – Critérios de avaliação de ativos e passivos

Conceitos

Avaliação e mensuração dos ativos

Avaliação e mensuração dos passivos

Patrimônio Líquido

Parte III – Metodologias e enfoques da pesquisa contábil

Enfoques metodológico

Teoria da contabilidade e classificações

Lançamentos no Razão (razonete)

Parte IV – Perspectivas da contabilidade

Teoria e prática

Evidenciação (disclosure)

Perspectivas contábeis

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WEB AULA 1

Unidade 1 - História e evolução da Contabilidade.¹

Vocês devem estar se perguntando “Para que estudar a história? Coisa que já passou, perda de tempo”.

NÃO É VERDADE!!!! A Contabilidade é uma ciência social, e como tal tem suas raízes. Imaginem se nós não soubéssemos a história da humanidade. Claro que não precisamos saber de tudo, mas temos que saber, no mínimo, a essência. Quem aqui não sabe do seu próprio nascimento? Pessoas mais importantes responsáveis pela nossa evolução, nosso aprendizado, nossas etapas. A “coisa” é assim, não tem como fugir. Sabem daquele ditado: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, diante de tal... Seremos homens! Vamos encarar a fera. Tenho certeza que gostarão!

¹Joenice Leandro Diniz

A representação de quantidades na invenção da escrita normalmente tem sido importante. Em consequência disso, é possível localizar os primeiros exemplos de Contabilidade no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia (atual Iraque), no Egito e na China. Não podemos deixar de comentar que a Contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.

Na Itália, após o surgimento inicial do método contábil, assim como a publicação do livro "Liber Abaci", de Leonardo Pisano, e a divulgação, no século XV, da obra de Frei Luca Pacioli, houve a disseminação da “escola italiana” por toda a Europa.

Frei Luca Pacioli e sua Obra

* Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV.

Continuando... À medida que o comércio se expandia e a riqueza era acumulada, a negociação individual era substituída pelo comércio por meio de representações e associações.

A Revolução Industrial foi outro marco que deu grande impulso à contabilidade, devido ao aumento da produção fabril, que antes era tipo artesanal. O aparecimento de novas necessidades de controles, relatórios gerenciais foram inúmeros. Nasceu a Contabilidade de Custos e a Auditoria.

A influência da escola contábil norte-americana, a partir de 1920, deu um destaque à evolução dos organismos contábeis. Transcendeu a escola Européia, que ficou marcada com peso excessivo da teoria, sem demonstrações práticas, sem pesquisas fundamentais: a exploração teórica das contas e o uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade necessária, principalmente, na Contabilidade Gerencial, preocupando-se demais em demonstrar que a Contabilidade era uma ciência, em vez de dar vazão à pesquisa séria de campo e de grupo.

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo, devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados, um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com