TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições Logistica

Abstract: Definições Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Abstract  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Definições Logistica:

 É a essência do comércio, e contribui decisivamente para melhorar o padrão econômico da vida geral.

 As atividades logísticas são a ponte que faz a ligação entre locais de produção e mercados separados por tempo e distâncias.

 A Logística Empresarial é um campo relativamente novo do estudo da gestão integrada, das áreas tradicionais finanças, marketing e produção.

 A Logística é a essência do comércio, e contribui decisivamente para melhorar o padrão econômico da vida geral.

 Logística é o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações.

 Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes. (Definição do CLM – Council of Logistics Management).

 Logística é parte do processo da cadeia de suprimentos, e não o processo inteiro.

Processo da Cadeia de Suprimentos

 Mais conhecido como Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (GCS) ou Supply Chain Management (SCM) é um termo surgido mais recentemente e que capta a essência da Logística Integrada.

 O GCS ou SCM destaca as interações logísticas que ocorrem entre as funções de marketing, logística e produção no âmbito de uma empresa, e dessas mesmas interações entre as empresas legalmente separadas no âmbito do canal de fluxo de produtos.

 Oportunidades para a melhoria dos custos ou serviços aos consumidores são concretizadas mediante coordenação e colaboração entre os integrantes desse canal nos pontos em que algumas atividades essenciais da cadeia de suprimentos podem não estar sob o controle direto dos especialistas em logística.

 A Cadeia de Suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias desde o estágio da matéria-prima (extração) até o usuário final. Materiais e informações fluem tanto para baixo quanto para cima na cadeia de suprimentos.

 O GCS ou SCM é a integração dessas atividades, mediante relacionamentos aperfeiçoados na cadeia de suprimentos, com o objetivo de conquistar uma vantagem competitiva sustentável.

 O GCS é definido como a coordenação estratégica sistemática das tradicionais funções de negócios e das táticas ao longo dessas funções de negócios no âmbito de uma determinada empresa e ao longo dos negócios no âmbito da cadeia de suprimentos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho a longo prazo das empresas isoladamente e da cadeia de suprimentos como um todo.

Missão da Logística Empresarial e da Cadeia de Suprimentos

 Colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para e empresa.

Papel da Logística nas Organizações

 As atividades logísticas têm considerável influência sobre a eficiência e a eficácia da produção e da comercialização.

 A preocupação do Marketing é situar seus produtos e serviços em canais de distribuição convenientes de forma a facilitar o processo de troca.

 A gerência de operações é responsável pela produção e entrega de bens materiais e serviços.

 Como parte dos objetivos mais gerais da companhia, a logística empresarial procura atingir metas de processos de cadeia de suprimentos que venham a conduzir a organização para os objetivos globais.

Planejamento e Gestão Logísticos

 No passado, a distribuição física (logística) era normalmente tida como a última fronteira para a economia de custos; hoje porém, ela é a nova fronteira para a geração da demanda.

 Em “As aventuras de Alice no País das Maravilhas”, Alice pergunta ao Gato Cheshire: “Você, por favor, poderia me dizer para onde devo ir a partir daqui?” E o gato lhe responde: “Isso depende principalmente de até onde você pretende chegar.”

 Estratégia Corporativa

 A criação da estratégia corporativa começa com uma definição muito clara dos objetivos da empresa.

 das metas mais importantes – realização de lucros, retorno do investimento, participação no mercado ou crescimento.

 da visão empresarial.

 Estratégia Corporativa

 A estratégia corporativa impulsiona as estratégias funcionais.

 A estratégia corporativa é concretizada à medida que produção, marketing, finanças e logística dão continuidade aos planos elaborados para cumpri-la.

Estratégia de Logística

 A escolha de uma boa estratégia de logística exige o emprego de grande parte dos mesmos processos criativos inerentes ao desenvolvimento de uma boa estratégia corporativa.

 Abordagens inovadoras de estratégia de logística podem proporcionar vantagens competitivas.

Uma boa estratégia logística inclui três objetivos principais:

 Redução de Custos, Redução de Capital e Melhoria dos Serviços.

Redução de Custos:

 É a estratégia voltada para o enxugamento dos custos variáveis relacionados ao transporte e armazenagem.

 Maximizar os lucros é o objetivo maior.

Redução de Capital:

 É a estratégia voltada para o enxugamento do nível de investimento nos sistemas logísticos.

 Maximizar o retorno sobre os ativos logísticos é a motivação desta estratégia.

Melhoria dos Serviços:

 Estratégias de melhoria de serviços normalmente admitem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com