TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda e Oferta

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

                                                               O Príncipe                                                                                  

                                                                              Nicolau Maquiavel

Maquiavel  começa o livro com uma dedicatória a Lourenço Medicis ,oferecendo-lhe toda a sua sabedoria e seus pensamentos .

O Príncipe  é um livro escrito por Nicolau Maquiavel, em 1513 sua primeira edição foi publicada ,em  1532.É um dos tratados políticos mais fundamentais e elaborados pelo pensamento humano e que tem um grande papel  na construção do conceito de Estado que hoje conhecemos.

O livro nada mais é do que um manual de conduta de como chegar ao poder  e se manter   nele .A obra não busca um ideal e não só dita os caminhos com exemplifica. É repleta de exemplos atuais ,de como se deve e não se deve agir,se tornando comparativo.

Foi neste livro que surgiu  a famosa expressão    “ Os fins justificam os meios “ , afinal , não importa o que o governante faz em seus domínios, desde de que seja para manter sua autoridade .

Naquela época o governante deveria ter pulso firme para agir ,ser determinado e capaz para ir a luta ,mas,o que Nicolau Maquiavel pregava com manter o poder ,não era a busca pelo absolutismo e sim a unificação e a estabilidade.

Ele também pregava que a política tem uma moral própria , a qual não se classifica nem como moral, nem como imoral ,isso se deve ao agir com as circunstâncias .

Que fazer o bem é sempre o melhor ,mas,que se preciso for praticar o mau que ele seja praticado na mesma medida que foi praticado o bem ,assim,fica mais fácil de manter sempre o povo ao seu lado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com