TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desemprego macro e macroeconômico

Por:   •  10/9/2017  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Clark Ramires                               109827

1. O  desemprego macroeconômico se deve a oferta e a demanda do mercado de trabalho. O alto nível de desemprego pela função demanda termina por culminar em um excesso de mão de obra disponível no mercado, isso faz com que o salário real caía fazendo assim a taxa de desemprego diminuir,  já pelo da função oferta se dá pelo fato de que as empresas não está disposta a oferecer o que salário que o funcionário quer, pelo fato de já ter mão de obra suficiente, fazendo assim o desemprego crescer. O tempo que uma pessoa desempregada leva para sair de um trabalho e encontrar outro é chamado de desemprego friccional , o nível de desemprego considerado normal se dá pelo trade off entre desemprego e inflação, onde eles possuem uma relação inversa, por isso é feita uma escolha, o quanto de inflação uma pessoa tolera para uma queda na taxa de desemprego e em contrapartida qual o nível de desemprego é tolerado para uma queda da inflação. O desemprego macroeconômico também está ligado as imperfeições do funcionamento do mercado, fazendo com que o salário real seja fixado acima do valor de equilíbrio, como o salário mínimo, a presença de sindicatos também termina por impactar toda a estrutura salarial da economia, ocorrendo que o salário real seja maior do que o seu nível de equilíbrio, causando assim desemprego.

O desemprego microeconômico diferentemente do macro, enquanto o macro analisa a economia como um todo, a micro analisa o individuo, as famílias e as empresas e como elas se comportam na macroeconomia. O desemprego na microeconomia é um fator muito mais fácil de se estudar e analisar quando comparado em relação a macro, tendo em vista de que os fatores geradores de desemprego na micro pode ser, por uma empresa não querer ofertar emprego para a mão de obre disponível,pelo individuo escolher não trabalhar em determinado momento, e optar por se especializar ou usufruir do tempo livre, a questão do desemprego microeconômico é uma questão de simples oferta e demanda de emprego e mão de obra, tendo em vistas suas variâncias como o indivíduo não querer trabalhar em determinado momento ou a empresa não querer contratar.

2.   A presença de sindicatos e a colocação de um salário base, termina por encarecer uma possível demissão, fazendo com que assim o empregador opte por manter um empregado mesmo pagando um salário maior do que o que seria ideal para manter um equilíbrio, mesmo com uma grande oferta de mão de obra sendo ofertada o salário real não cai, por já ser pré-determinado, outro fator para o desemprego pode ser a assimetria de informação, as empresas decidem o quanto produzir  de acordo com o preço de seu produto e as famílias e trabalhadores tomam sua decisão sobre trabalhar ou demandar lazer com base em preços esperados, nessa abordagem o desemprego pode ser considerado totalmente normal, no desemprego por razões microeconômicas é afetado pelas medidas da macro, tendo em vista que a macro é composta de micros, por esse sentido políticas econômicas para a macroeconomia afetam a microeconomia também.

3. Desemprego a pleno emprego é a taxa considerada normal de desemprego, levando em conta pessoa que poderiam trabalhar e optam por não entrar no mercado de trabalho, a taxa natural de desemprego é relacionada com o trade off de desemprego e inflação visto na primeira questão, a demanda e a oferta de trabalho controlam o nível de desemprego, essa taxa considerada normal se dá pelo próprio mercado que se auto ajusta para encontrar o equilíbrio, esse nível que fica a baixo do equilíbrio é considerado a taxa normal de desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com