TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e crescimento econômico

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 14

José Eduardo Pinho R.A.: 3425748743
Yuri de Souza Veron R.A.: 3425715862
Egleder Delgado da Silva R.A.: 3474668248
Dalva Quintana Dias R.A.: 1299200352
Lians Felipe Montovani Evangelista R.A.: 2655907358
Luiz Otoni de Matos de Oliveira R.A.: 2655905348
Maria Eduarda Quintino de Morais R.A.: 2600234043

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO

2015

INTRODUÇÃO

A palavra economia deriva do grego oikosnomos ( oikos, casa, e nomos, lei), que significa “administração  de uma casa”, e pode ser definida como: “ a ciências social que estuda como o individuo e a sociedade escolhem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, afim de satisfazer as necessidades humanas (VASCONCELLOS, M. A. S. 1998)”.  As ciências econômicas objetiva analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de modo a melhorar nossa qualidade de vida.

Nesse contexto, relatamos que a teoria do crescimento e do desenvolvimento econômico trata-se de quais medidas deve ser adotado para obtermos um crescimento econômico auto-sustentável e equilibrado.  Porem é necessário esclarecer que crescimento e desenvolvimentos são dois conceitos diferentes.  Crescimento econômico é crescimento continuo da renda per capita ao longo do tempo. Já o desenvolvimento econômico refere-se a um fenômeno histórico que passa a ocorrer em nações-estados ou países onde ocorre uma revolução capitalista, e caracteriza-se pelo aumento da renda por habitante ou da produtividade, acompanhado por um sistemático processo de acumulação de capital, ou seja, este vem a ser um conceito com características qualitativas, visando melhorar os indicadores de bem estar econômico e social.

Vasconcellos afirma que há uma grande diferença de renda entre países em desenvolvimento. Na America latina, os níveis de renda se assemelham aos dos americanos no século passado. Porem, em outros países em desenvolvimento, como na África e na Ásia, a renda per capita ainda é menor. Também existe grande desigualdade na distribuição de renda de cada país, onde uma pequena parcela da população vive-se muito bem, e a maioria com renda abaixo do nível de renda médio.

Uma forma de se analisar as diferenças de desenvolvimento entre países é por meio dos elementos que constituem a chamada função de produção agregada ao país. Sabe-se que o crescimento da renda e da produção provém da variação da qualidade e da quantidade de dois insumos básicos: mão-de-obra e capital. Neste contexto abordamos que, as fontes de crescimento são:

  • Aumento da mão-de-obra, proveniente do crescimento demográfico e da imigração;
  • Aumento da capacidade produtiva, ou do cúmulo de capital;
  • Melhoria na qualidade da mão-de-obra, através de treinamento, programas de educação e especialização;
  • Melhoramento tecnológico, que aumenta a eficiência na utilização do acumulo de capital;
  • Eficiência na forma como os insumos interagem;

Com isso, dizemos que o desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade, que permeia toda a estrutura política, econômica e social.

Nesse contexto, ressaltamos a Argentina como exemplo, economia  deste país possui recursos naturais abundantes, um setor agrícola orientado para a exportação, a população altamente alfabetizada, e uma base industrial relativamente diversificada.

DESENVOLVIMENTO

economia da Argentina tem recursos naturais abundantes, um setor agrícola orientado para a exportação, a população altamente alfabetizada, e uma base industrial relativamente diversificada. É a 25ª maior do mundo, se considerarmos seu PIB nominal, estimado em US$472 bilhões (dados de 2012). Já seu Poder de Compra, calculado em 13 de dezembro de 1999 em US$745 Mil, é o 22o maior do mundo, e efetivamente, a 3a mais desenvolvida da América Latina, superada somente pelas economias do Brasil e do México. A Argentina é membro doMercado Comum do Sul (Mercosul), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da União de Nações Sul-Americanas(UNASUL).

A exportação de gado desempenha importante papel no comércio internacional, a criação de gado é uma grande indústria, com cerca de 55 milhões de cabeças, a carne é o principal componente da dieta da população, em 2013, o consumo interno de carne bovina foi classificado como o segundo mais alto desde 1960 onde à agricultura representou 7,5% do PIB em 2009.

Mineração é uma indústria crescente, que aumentou de 2% do PIB em 1980 para cerca de 4% hoje. O país tem grande diversidade de reservas de petróleo, carvão e metais variados. Na última década houve um aumento na produção de petróleo e carvão. A produção de gás natural também é importante para a economia do país.ONoroeste e San Juan são as principais regiões de atuação. O Carvão é extraído de Província de Santa Cruz.

A indústria transformadora é o setor que traz valor ao PIB, com 23% do total (2005). Indústria é o maior empregador do país. Desde 2003, a indústria passou por um processo de revitalização competitivo, impulsionado, principalmente, pela política econômica do governo e planos de reconversão industrial. Embora a atividade industrial é principalmente destinada a substituir as importações e as exportações. As principais indústrias incluem os automóveis, têxteis e calçados, alimentos, produtos químicos, papel, madeira e cimento. No caso específico da indústria de alimentos nos últimos anos têm desenvolvido, em muitas províncias, as economias agro-industriais, através da criação de indústrias de processamento e embalagem, especialmente produtos de frutas, verduras, laticínios e vinho .criação de indústrias de processamento e embalagem, especialmente produtos de frutas, verduras, laticínios e vinho.Na última década, dobrou a participação da indústria no PIB, registrando um aumento de 105%, com um forte aumento da produtividade do trabalho. Ele também obteve um crescimento diversificado, especialmente em sectores de alto valor acrescentado: o setor automotivo cresceu neste período, de 409%, os minerais não-metálicos 177%, 175% metalúrgicas, têxteis, de 158%, ou de 102% de borracha e plástico, 95 % substâncias e produtos químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com