TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento organizacional

Seminário: Desenvolvimento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 6

Com a elaboração deste artigo foi possível observar que o treinamento pode se tornar uma ferramenta estratégica no desenvolvimento organizacional. No entanto para atingir resultados positivos é necessário um planejamento bem elaborado.

O mundo está cada vez mais competitivo e em constantes mudanças tecnológicas, assim o treinamento vem se tornando cada vez mais indispensável para a busca da qualidade total entre pessoa e a empresa. A cada dia surgem novas tecnologias, novos métodos e processos de se fazer às coisas. Assim sobreviverá nesse mundo competitivo quem se adequar ás competências necessárias e para isso deve-se fazer as coisas de acordo com essas novas exigências do mercado, sejam os indivíduos ou as organizações.

Os empresários brasileiros ainda resistem à idéia de treinar, seus empregados e parecem temer investir para treinar o pessoal com receio de perdê-los para a concorrência, preferindo recrutar no mercado os trabalhadores que tenham alguma experiência e treinamento. São pouquíssimos os empresários que encaram o treinamento como uma forma de reduzir os custos e aumentar a produtividade. A maioria prefere considerar o treinamento como uma função social e não econômica e como uma despesa.

Mas investir em treinamento significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, assim esse investimento deve privilegia todas as pessoas que participam da organização e principalmente a própria organização.

Para finalizar, sabemos que o universo é composto de dados e que estes dados agrupados por classes ou famílias, transformam - se em informação e no mundo dos negócios, conhecimento é poder. Por isso o conhecimento deve ser compartilhado e disseminado. Quanto mais informação você compartilha maior é o seu retorno tanto para individuo quanto para sua organização.

Treinamento e Desenvolvimento: a base de sustentação e sucesso para as empresas na atualidade .

O sucesso das empresas, na atualidade, está diretamente ligado ao capital humano. As organizações têm investido em programas de Treinamento e Desenvolvimento, o qual vem sendo o diferencial para atender a demanda do mercado e obter o destaque.

Autores: Ana Lubacheski; Carlos Lubacheski; Eliane Castro; Jéssica Przybyszewski; Viviane Quadros.

Treinamento e Desenvolvimento: a base de sustentação e sucesso para as empresas na atualidade.

O sucesso das empresas, na atualidade, está diretamente ligado ao capital humano. As organizações têm investido em programas de Treinamento e Desenvolvimento, o qual vem sendo o diferencial para atender a demanda do mercado e obter o destaque.

Autores: Ana Lubacheski; Carlos Lubacheski; Eliane Castro; Jéssica Przybyszewski; Viviane Quadros.

O sucesso das empresas, na atualidade, está diretamente ligado ao capital humano. As organizações têm investido em programas de Treinamento e Desenvolvimento, o qual vem sendo o diferencial para atender a demanda do mercado e obter o destaque com seus clientes e entre seus concorrentes. O T&D está relacionado com outras práticas de gestão de pessoas, desde o plano de carreira, na facilidade para a realização das tarefas e no relacionamento entre colegas e chefias. O T&D contínuo deixa de ser uma despesa e transforma-se em investimento, seja a curto, médio ou longo prazo.

Este artigo é entender a visão dos funcionários sobre a prática de T&D. Para isso, foi realizada pelos alunos do 4º período do curso de Gestão de RH, das Faculdades SPEI, campus Torres uma pesquisa com 700 questionários, com profissionais de diversas áreas, setores e ramos empresariais de Curitiba e região metropolitana. Os respondentes compreenderam em 57% (399) do sexo feminino e 43% (301) do sexo masculino.

Ao serem indagados em que aspecto o T&D mais beneficia, a carreira profissional foi apontada por 45% dos participantes, (314 respondentes), sendo que um terço está na faixa etária entre 23 e 28 anos, deixando em evidência que nessa faixa de idade, a procura por treinamentos é maior e a oferta por parte das empresas é mais freqüente. Desses profissionais, 76% recebem treinamentos nas empresas em que atuam, ao menos uma vez ao ano, demonstrando que estas empresas já perceberam o potencial de aprendizagem e desenvolvimento que a área de T&D proporciona. As empresas procuram treinar e desenvolver profissionais mais jovens, atrelado aos objetivos desses funcionários que almejam crescimento em curto prazo. Também embasada na carreira profissional, foi apurado que 35% dos 314 respondentes têm curso superior incompleto.

Cerca de 34% dos participantes da pesquisa (241 pessoas), responderam que o T&D beneficia também na facilidade para realização das tarefas. Do público que respondeu esses 241 questionários, 42% atuam no setor de serviços.

Outro tema abordado na pesquisa foi o quanto o T&D melhora o relacionamento entre os colegas e com as chefias. Da amostragem geral (700), 16% dos respondentes (112 questionários), mencionaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com