TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disserte acerca da importância da auditoria de provisões e quais são suas principais implicações na questão de seguros.

Por:   •  9/3/2019  •  Dissertação  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

Disserte acerca da importância da auditoria de provisões e quais são suas principais implicações na questão de seguros.

As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.

Estar preparado para despesas eventuais é essencial para a saúde financeira do negócio e a auditoria de provisões desempenha um importante papel na prestação de informações a entidade e aos usuários. Ela está presente em todas as atividades públicas e privadas dos indivíduos e organizações. As Provisões, influenciam de forma significativa nas tomadas de decisões dos investidores e credores, são informações de relevância e que podem alterar ativos e passivos.

Neste sentido, estar preparado para despesas eventuais é essencial para a saúde financeira do negócio e a auditoria de provisões é uma técnica de gestão muito importante que pode definir se o negócio continua ou não no mercado.

“Pereira, Giuntini e Boaventura (2002) salientam que provisões se diferenciam de outros passivos como contas a pagar, e quaisquer outros, pela sua incerteza do valor a ser pago e pelo seu prazo de liquidação”.

Implicações na questão de seguros.

A Auditoria de provisões é de extrema importância na área de seguros. Neste ramo de mercado, a promessa é que a seguradora ressarcirá o beneficiário, do valor segurado, em caso de sinistro. Se a seguradora não tiver calculado de forma correta, não tiver constituído essas reservas, ela pode “quebrar”. Na Auditoria de Provisões deve-se realizar um exame cuidadoso e sistemático para garantir que o produto adquirido pelo consumidor tenha a reserva técnica garantida para ressarcir o segurado quando ele precisar.

Fontes de pesquisas:

http://radio.cnseg.org.br/radiocnseg/programas/fala-presidente-provisoes-tecnicas/

http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/1145/1/DM_Alexandra_Passaro_2011.pdf

http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-mercado/solvencia/provisoes-tecnicas

http://profmariojorge.com.br/exame-de-suficiencia/provisao-significado/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com