TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ASPECTOS RELEVANTES QUE PROMOVEM A INSERÇÃO DO BRASIL NO CÉNARIO CONTÁBIL MINDIAL.

NOME: CATARINA DE LOURDES BARBOSA

RA: 1166736

A contabilidade é uma das ciências mais antiga e complexa, existente no mundo. Surgiu quando o homem sentiu necessidade de controlar seus bens.

A contabilidade envolve todos os setores de uma empresa: os passivos, ativos, dinheiro, mercadorias, serviço, pagamento, remuneração dentre outros. Esta destinada a fazer os registros de receita e despesas, lucros e perdas da empresa durante um determinado período.

Do surgimento da contabilidade até a chegada ao nosso país, o primeiro contato foi da contabilidade com o Brasil foi devido a necessidade de controlar as negociações mercantis. A partir disto a contabilidade evoluiu e conseguimos regulamentar a profissão, desenvolvendo princípios e normas, buscando, mostrar a necessidade de desenvolvimento do país.

A contabilidade é a ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa.

Segundo Gouveia (1993,p.1)

“A contabilidade é um sistema muito bem idealizado que permite registrar as transações de uma entidade que possam ser expressas em termos monetários, e informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa entidade em uma determinada data”.

Existem registros antigos que diversas civilizações já usavam a técnica contábil.

No mundo medieval entre 1202 a 1494, surgiu o beneficio que com os avanços da ciência, da matemática e grandes invenções abriram novos horizontes.

Drummond (1995, p.24) coloca que para atender às necessidades das operações comerciais, com a proliferação da indústria artesanal e o incremento do comercio exterior fizeram surgir o livro-caixa, que mantinha registro de recebimento em dinheiro.

Já na Itália, em 1300 surgiu o método das partidas dobradas, era o reconhecimento da sistemática do registro contábil, uma maneira fácil de efetuar as transações de credito.

No mundo moderno, entre 1494 e 1840 Beuren (2003, p.24) enfatizou a disseminação do método das partidas dobradas, por meio da obra do Frei Luca Pacioli, considerado o inicia do pensamento Contábil.

A contabilidade no mundo contemporâneo iniciou em meados de 1840, passou a ser enfoca pelos teóricos com uma ciência.

Hoje não só os proprietários tem interesse nas informações contábil, outros usuários também mostram interesse em saber sobre uma empresa.

A contabilidade tem como objetivo administrar um patrimônio, que está em constante alteração, é controla fornecendo informações a quem necessitar, geralmente essas informações são reunidas em planejamento que torna claro situações futuras.

A globalização é a evolução tecnológica que abriu mercado internacional, com isso a contabilidade passa por reformulações para que tenhamos profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho, tendo um nível confiável de informações, que está sempre disponível para seus usuários, podendo ser utilizados como ferramenta em um processo de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com