TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

Unidade I

1. Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.

A formação econômica brasileira vai da primeira à Nova República, com vista à compreensão dos cenários, dentro das especificidades de cada uma das épocas focadas. Cada período tem seus valores culturais, que devem ser levados em conta, pois são realmente importantes nas tomadas de decisões. Assim, penso que a formação econômica ajuda a pensar o Brasil, pois a própria constituição econômica brasileira ajuda não só a pensar, como também a ter uma ideia clara dos fatos econômicos e sociais ocorridos ao longo dos anos no Brasil, principalmente entre a Primeira República e a Nova República, vivenciada nos dias de hoje.

2. Faça uma entrevista com alguns colegas para saber a opinião deles.

3. Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a que fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.

A desigualdade regional pode ser explicada por diversos fatores que podem ser históricos, econômicos, sociais, etc. Na prática, segundo Carlos Gomes da Universidad Técnica de Lisboa, não é possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital. A medida em que se desenvolve a produção e a acumulação capitalista, desenvolve-se também a concorrência e o crédito, que constituem as duas alavancas mais poderosas da centralização. Aluta concorrencial é conduzida pelo embaratecimento das mercadorias ou pela alteração da qualidade, e depende da produtividade do trabalho e da intensidade da produção. Nessa luta os capitais maiores batem os menores. Estes se veem forçados a ocorrer apenas às esferas de produção das quais a grande indústria não se interessou ou apenas se apoderou esporadicamente. A concentração do capital e a consequente centralização dão lugar a que o trabalho assalariado e os meios de produção se juntem em grandes empresas, e se intensifiquem os contratos sociais e acentuem os antagonismos entre classes sociais.

4. Como superar as deficiências em ciência e tecnologia? Debata com os seus colegas do curso no fórum disponível no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) e depois formule a sua resposta.

É necessária uma política de ciência e tecnologia que direcione investimentos para um sistema de inovação de tecnologias priorizando os aspectos sociais, humanos e naturais nos campos: “geração de conhecimentos científicos; inovação tecnológica; formação de competências; bens coletivos; políticas públicas; e divulgação dos conhecimentos” Ampliando assim a capacidade de inovação e expandir a base ciência e tecnológica nacional.

5. Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?

Sim. Segundo Lesbaupin (2004) na verdade, o desemprego não está sendo produzido principalmente pela modernização: ele está sendo produzido pela política econômica neoliberal adotada. Esta política tem por objetivo controlar a inflação e, para isto, seu principal instrumento é o desemprego massivo. Segundo Cláudio Salm, no Brasil, “a utilização de elevadas taxas de juros como instrumento singular para coibir a ameaça de recrudescimento da inflação, acabou fazendo do desemprego a verdadeira âncora da estabilização dos preços”.

6. Como as universidades podem auxiliar o País na construção das políticas públicas? Discuta a presente formulação com os tutores e colegas no AVEA e reflita sobre os diferentes posicionamentos formulando sua argumentação.

Hoje em dia, considera-se a educação um dos âmbitos mais importantes para o desenvolvimento de um país. É através de aquisição de conhecimentos que uma nação cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito, pois o processo é lento e precisa, sobretudo, de paciência e principalmente, ação.

Diante disso, podemos observar que ao longo dos anos, não muito longe a educação vem se destacando nas políticas públicas e as tentativas de reformar o sistema educacional no seu conjunto são muito antigas, isto devido a necessidade de mudar a crise do sistema educativo.

7. O Plano Real deu resultados positivos? Para complementar sua resposta, faça uma pesquisa de opinião em alguns segmentos do seu município.

O Plano Real obteve êxito em um primeiro momento, com aumento do Produto Interno Bruto (PIB), graças à ampliação do setor industrial, agropecuário e de serviços. Outro fator que merece destaque é que a inflação também apresentou queda, o que contribuiu para que o poder de compra das pessoas tivesse um incremento surpreendente, o crédito retornou e o salário passou a ser mais atraente por causa do aumento do poder de compra dos consumidores. O sucesso obtido pelo Plano Real que Cardoso implementou foi tanto que culminou com sua eleição para presidente da República por um mandato de quatro anos e depois foi reeleito, em 1998.

8.Você concorda que o sistema de cotas nas universidades brasileiras ajuda a reparar o passado e possibilita um caminho mais sólido em termos de criação de empregos para todos? Faça uma pesquisa de opinião em seu município. O Brasil é um País agrícola ou industrializado? Qual o papel da agricultura no desenvolvimento brasileiro? Discuta com seu tutor esta questão antes de respondê-la, sem deixar se influenciar pelo juízo de valor.

Não concordo que o sistema de cotas nas universidades brasileiras ajuda a reparar o passado e possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com