TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA POLÍTICA

Por:   •  20/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  14.035 Palavras (57 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 57

A economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas.

Caso os recursos fossem abundantes, eles não teriam preços e, consequentemente, não haveria uma série de problemas para a economia se propor a mediar, como inflação, taxa de juros, taxa de câmbio etc.

Existe, ainda, outra variável que potencializa o problema da escassez, que é o fato da necessidade do ser humano ser ilimitada, ou seja, o homem está sempre querendo mais.

A Economia Política: Escola Fisiocrata e Escola Clássica

Durante o século XIX, a Ciência Econômica era conhecida como Economia Política. No entanto, com a evolução e a aspiração da Economia se tornar ciência pura, passou a ser denominada de Ciência Econômica.

A Economia Política tem como objetivo o estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição dos meios que permitem a satisfação das necessidades dos homens.

É comum considerar que a origem da Economia Política encontra-se no pensamento dos fisiocratas, na França e, principalmente, de Adam Smith na Escócia, esse último considerado o pai da Economia.

No século XIX, a Economia Política ganha destaque nas obras de Jean Baptiste Say, na França, e de David Ricardo, na Inglaterra. Em 1848, Jonh Stuart Mill publicou a obra Princípios de Economia Política, que passou a ser considerada o apogeu e referência da Economia Política.

Em 1870 surguem duas novas linhas de pensamento econômico: a marginalista, com origem nas obras de Stanley Jevons, na Inglaterra, De Leon Walras, na Suíça, e Karl Menger, na Áustria. A segunda linha tem como mentor Karl Marx. Essas duas linhas de pensamento representavam uma crítica à economia política Clássica.

A Economia Política aborda questões ligadas diretamente a interesses materiais (econômicos e sociais). Nesses estudos, a neutralidade não é permitida. Suas teses e conclusões estão sempre ligadas a interesses de grupos e classes sociais. Desta forma, a Economia Política ergue-se como fundante de uma teoria social, um elenco articulado de ideias que busca oferecer uma visão do conjunto da vida social.

Devido à necessidade de procurar explicações científicas para os fenômenos econômicos, surgue, em meados do século XVII, a reação científica, sob a forma de uma doutrina que tomará o nome de liberalismo e individualismo econômico.

Vejamos a seguir a contribuição da Escola fisiocrata e da Escola clássica para a Economia Política.

Os fisiocratas

Durante o século XIX, a Ciência Econômica era conhecida como Economia Política. No entanto, com a evolução e a aspiração da Economia se tornar ciência pura, passou a ser denominada de Ciência Econômica.

Fisiocracia significa governo da natureza. Foi o primeiro sistema científico em economia a substituir o empirismo dos mercantilistas. Representa o individualismo econômico, gerador do liberalismo capitalista.

O pressuposto básico da teoria dos fisiocratas se respaldava na ordem natural, reguladora dos fenômenos econômicos, ou seja, a economia sempre se auto-conduziria em prol de alcançar os melhores resultados, dessa forma, a intervenção do Estado seria desnecessária. Surge nesse momento o célebre lema dos clássicos: Laissez- faire, laisser passer.

"Laissez faire, laissez aller, laissez passer" é parte de uma expressão em língua francesa que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". É considerada a expressão símbolo do liberalismo. Refere-se à liberdade de ação, ao individualismo e a não intervenção do Estado nas atividades econômicas.

Tanto os fisiocratas, como os representantes da escola Clássica, compartilham com a ideia da não intervenção do Estado na economia. A escola fisiocrata se baseia no pensamento de François Quesnay, em 1778.

O movimento fisiocrático representou uma reação contra o empirismo e o estatismo mercantilista. De acordo com o sistema mercantilista, o Estado deveria implementar políticas que alcançassem o objetivo de acumular metais preciosos.

A equação básica do pensamento fisiocrático baseia-se na ideia de que a riqueza de um país está originalmente na natureza, porém, sob uma forma inadequada para o uso por parte do ser humano, sendo necessário que este a transforme para torná-la útil. Esse é o papel do trabalho humano. Desta forma, a riqueza nada mais é do que o acúmulo de objetos úteis.

Segundo os fisiocratas, as atividades desenvolvidas no setor agrícolas são mais importantes do que as industriais, consequentemente deveriam ser priorizadas. Apenas a terra é capaz de gerar algo novo. A indústria apenas transforma e só poderá subsistir com os produtos gerados pelo primeiro setor.

Portanto, o desenvolvimento da atividade econômica está na capacidade do setor agrícola de gerar excedente de produção. É sobre essa teoria que se respalda a teoria da riqueza de Quesnay no século XVIII.

A Escola Clássica

De acordo com Netto e Braz, a Economia Política clássica expressou o ideário da burguesia, conduzindo o processo revolucionário que destruiu o antigo regime. Os economistas clássicos não se colocavam como “cientistas puros”, porém tinham evidentes objetivos de intervenção política e social.

Vejamos a seguir a contribuição dos principais representantes da escola clássica.

Adam Smith

Notável representante da escola clássica ou liberal, Adam Smith afirma que a verdadeira fonte de riqueza é o trabalho. Defende a iniciativa individual como base do progresso e da evolução econômica e social. Refuta o pensamento fisiocrata de que apenas a natureza é capaz de gerar riqueza. No entanto, concorda com as críticas contra o mercantilismo e a sua postura intervencionista.

Os economistas clássicos liderados por Adam Smith passam a investigar as leis naturais que dominam a vida econômica. Defendem que o seu princípio regulador se encontra na livre concorrência, que passa por sua vez a conduzir a divisão do trabalho, sendo esse o verdadeiro agente da produção; a natureza seria o fator originário.

Adam Smith defende o Estado liberal, não intervencionista, ou seja, a economia se autorregularia e naturalmente encontraria o equilíbrio. É a doutrina do Laisser Faire que prega a existência de uma mão invisível que seria responsável por conduzir sabiamente as atividades econômicas.

Como se pode perceber,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (95 Kb)   pdf (396.6 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com