TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE IGUATU

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CAMPUS MULTI-INSTITUCIONAL HUMBERTO TEIXEIRA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Projeto de Pesquisa Científica

ECONOMIA SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE IGUATU

ALEXANDRA RODRIGUES VIEIRA

Iguatu – CE

2017.2

ALEXANDRA RODRIGUES VIEIRA[pic 2]

ECONOMIA SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE IGUATU

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de ciências econômicas da Universidade Regional do Cariri como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Econômica sob orientação da professora Jeovania Cavalcante dos Santos Fernandes.

Iguatu – CE

2017.2


SUMÁRIO

1 PROBLEMÁTICA .................................................................................................. 03 2 OBJETIVOS ........................................................................................................... 04   2.1 OBJETIVOS GERAIS .......................................................................................... 04 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ............................................................................... 04 3 JUSTIFICATIVA .................................................................................................... 05 4 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 06 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................. 08 6 METODOLOGIA .................................................................................................... 11 7 CRONOGRAMA .................................................................................................... 12 REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 13


1 PROBLEMÁTICA

        Diante um cenário de incessante industrialização, essas transformações vêm causando muitas discussões pois tais atividades com a falta de controle comprometem cada vez mais o futuro e geram mudanças na vida de cada cidadão. Pensando nisso, alguns projetos são criados com o objetivo de de atender a necessidade da população sem explorar ou ameaçar o meio ambiente. Seria possível conseguir um equilíbrio entre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental?


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

        Efetuar estudos no município de Iguatu visando identificar quais as políticas públicas planejadas e implementadas no sentido de promover o desenvolvimento sustentável.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

            a) Revisar a teoria sobre sustentabilidade                                                b) Caracterizar os principais problemas de sustentabilidade no município de Iguatu.                                                                                                c) Identificar alguns projetos criados com o objetivo de promover o meio ambiente.


3 JUSTIFICATIVA

        Com o desenvolvimento das atividades industriais vieram grandes impactos ambientais, o ritmo de tais impede a recuperação dos recursos já consumidos por o homem. Para tentar diminuir esses problemas são realizados vários estudos no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Isso trouxe algumas melhorias como fazer com que as pessoas reflitam sobre seus modos, mudem seus hábitos e até passes a criar iniciativas para melhorar o meio ambiente.

Diante disso, o que se busca nesse estudo é unir conhecimento teórico com dados colhidos do município de Iguatu, proporcionando um melhor entendimento da realidade e que poderá servir como base para estudos sobre a cidade, e até mesmo para a adoção de políticas públicas no município.


4. INTRODUÇÃO

            Economia sustentável ou sustentabilidade econômica é o termo utilizado para identificar as diferentes estratégias que permitam utilizar da melhor forma possível os recursos financeiros disponíveis. A ideia é promover o uso desses recursos de modo eficiente e responsável proporcionando benefícios em longo prazo.

Bezerra; Ribeiro (1999) por sua vez, citam o conceito de desenvolvimento sustentável adotado pelo Grupo de Acompanhamento e pela Comissão Nacional de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira:

Entende-se por desenvolvimento sustentável aquele que concilia métodos de proteção ambiental, equidade social e eficiência económica, promovendo a inclusão econômica e social, por meio de politicas de emprego e renda. Esse estilo de desenvolvimento deve oferecer um amplo conjunto de políticas públicas capaz de universalizar o acesso da população aos serviços de infraestrutura econômica e social, mobilizando os recursos para satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

Acredita-se que campanhas de conscientização e movimentos sociais ajudariam a despertar o interesse governamental pela busca de uma melhora econômica/ambiental para a população de Iguatu já que as lagoas são de grande importância para a cidade. Pois havendo a valorização desses ecossistemas outras regiões poderiam também começar a minimizar os danos causados a natureza para que se possa continuar com um aproveitamento melhor de recursos naturais e manter a produção econômica sempre crescente.

O presente trabalhando destacando-se as lagoas do município de Iguatu vem tratar da importância tanto no passado quanto no presente e a importância de áreas verdes e suas possíveis implicações sociais como a melhoria na qualidade de vida da população, também é de grande importância a ação planejada para que ocorra a otimização das ações do poder público local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com