TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  2/4/2016  •  Dissertação  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

Inventario de Investigação

Da Escola:

O estagio supervisionado realizado na Escola Estadual Senador Saldanha Derzi, localizada no Distrito de Montese Itaporã, MS, sob a direção de Jane Mara Martins Simplicio.

Com 1.263 alunos e 50 professores, a escola possui uma secretaria, onde é feito o atendimento das pessoas que precisam de informação. Em anexo à secretaria está a sala da direção, a diretora e seu adjunto atendem pais, alunos, professores e pessoas que vem tratar sobre assuntos diversos. Ao lado esta a sala de coordenação pedagógica, onde o trabalho é feito coletivamente no atendimento ao publico. A coordenação pedagógica é uma ponte que une o trabalho da direção pra que a escola possa ter, de acordo com o problema apresentado na comunidade escolar, sucesso ou insucesso, aliado ao trabalho do professor. Há também uma biblioteca e uma sala de tecnologia.

Quanto a sua estrutura, a escola possui 08 salas de aula e 24 turmas.  Os banheiros são separados, tendo o da educação infantil, do ensino fundamental, dos professores e funcionários.

Há uma quadra poliesportiva, onde os alunos praticam atividades físicas.

Existe ainda um refeitório, cozinha e deposito para guardar a merenda. As aulas são realizadas em salas com media de 30 a 35 alunos, as três primeiras aulas duram 50min e as duas ultimas 45min, com um intervalo de 15min.

Em suas concepções, a escola diz que os educadores precisam engajar-se social e politicamente, necessitando com isso, conhecer a sociedade em que atuam o nível social, econômico e cultural dos alunos, propiciando as transformações individuais e coletivas, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres no meio em que estão inseridos.

 Os profissionais de Educação de todos os segmentos desta escola, engajados no processo de transformação social devem acreditar na educação social, podendo transformar a sociedade.

 A escola tem um papel importante a desempenhar nesse processo, pois é o espaço em que pode se dar convivência entre crianças de origens diferentes e níveis socioeconômicos diferentes, com visões de mundo diversas daquelas que compartilham em família, visto que o convívio democrático com as diferenças proporciona ao ser humano os conhecimentos sistematizados necessários para a sua realização como cidadão.

A escola tem como missão, além de oferecer um ensino de qualidade, trabalhar de acordo com a proposta curricular implantada dentro dos projetos desenvolvidos, atribuindo competências e habilidades a todos os educandos, respeitando-se seus limites de processos de desenvolvimentos, á diversidade, á singularidade de suas possibilidades, visando à construção de autonomia, espirito e cooperação e reciprocidade para que os mesmos aliados as suas vivenciem possam enfrentar os problemas com condição de vários fatores para obtenção de bons resultados, bem como dar sequencia a outros níveis educacionais, promovendo-o ao exercício da cidadania e a vivencia da origem democrática, mediante acolhimento e socialização do mesmo na perspectiva da inclusão, na apropriação critica de saberes e conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e históricos.

A escola tem como Objetivos Gerais:

- Elaborar e executar nossa proposta pedagógica de acordo com os parâmetros curriculares que norteia as bases curriculares nacionais;

- Zelar pelo cumprimento do trabalho das pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem;

-Promover meios para recuperação de aluno com dificuldades educacionais acentuadas;

- Integrar comunidade e família, visando á socialização, através da criação de ambientes culturais;

-Assegurar o exercício de cidadania e fornecer meios para que o educasse progrida no trabalho e em estudos posteriores;

-Implementar o processo de planejamento conjunto, envolvendo a participação de toda comunidade escolar no processo educativo;

-Vivenciar momentos de reflexão e de dialogo que possibilitem maior integração com a comunidade escolar;

-Promover a apropriação critica de saberes e conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e históricos;

- Assegurar a integridade física, moral e psicológico de todas as pessoas envolvidas no processo educacional, visando o bom convívio social dos mesmos.

A escola, para o melhor entendimento, costuma classificar a Gestão Escolar em três áreas funcionando interligadas, de modo integrado ou sistêmico: Gestão Pedagógica, Gestão de Recursos Humanos e Gestão administrativa.

Gestão Pedagógica: É o lado mais importante e significativo da gestão escolar. Cuida de gerir a área educativa, propriamente dita da escola e da educação escolar. Estabelecem objetivo para ensino, gerais e específicos. Define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e doa alunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares. Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e cumprimentos de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. O diretor e o grande articulador da Gestão pedagógica e o primeiro responsável pelo seu sucesso. È auxiliado nessa tarefa pelo Coordenador pedagógico.

Gestão Administrativa: Cuida da parte física (prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria). Suas especificidades estão enunciadas no Plano Escolar (também denominado Plano Politico-Pedagógico de Gestão Escolar ou Projeto Pedagógico) e no Regimento Escolar, cabendo ainda gerenciar os recursos disponíveis, independente de quais esferas vierem.

Gestão de Recursos Humanos: Não menos importante que a Gestão Pedagógica, (a gestão de pessoal-aluno, equipe escolar, comunidade) constitui a parte mais sensível de toda a gestão. Sem duvida, lidar com as pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano, faz da gestão de recursos humanos o fiel da balança - em termos de fracasso ou sucesso de toda formulação educacional a que se pretenda dar consecução na escola. Direitos, deveres e atribuições de toda comunidade escolar estão previsto no Regimento Escolar.

A escola afirma que, a organização acima, gestão pedagógica, administrativa e de recursos humanos, correspondem a uma formulação teórica, explicativa, pois, na realidade escolar, as três não podem ser separadas, mas, isto sim, deve atuar integralmente, de forma a garantir a organicidade do processo educativo.

Todas essas informações estão especificadas no P.P.P. (Projeto Politico Pedagógico). Este foi elaborado através de uma mobilização da comunidade escolar, onde se fez o levantamento de sua realidade, a qual consta neste dito documento, que é um relatório-síntese das discussões ocorridas nas reuniões, encontros e reflexões. O P.P.P. estabelece as metas que deveram direcionar a pratica pedagógica da escola nos próximos anos permeado por uma avaliação institucional que norteara as retomadas que se fizerem necessárias para seu constante avanço, objetivando também organizar as diretrizes do ensino desta dita Unidade Educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com