TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  20/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

As característica que mais bem explica as duas crises foi a terceira “o mercado deve ter um arcabouço de regulação e organização tal que permita a livre concorrência. Por exemplo, nos mercados de capitais organizados (bolsas de valores, futuros, bens agrícolas, entre outras) há regulações no sentido de proibir a atuação de agentes que têm conhecimento privilegiado sobre os bens transacionados. Por exemplo, o presidente de uma empresa não pode comprar ou vender ações da sua própria empresa com objetivo de obter lucros de curto prazo. Isso porque tal agente tem informações privilegiadas, sabendo de fatos que alteram a percepção do valor das ações antes dos demais membros do mercado. Perceba que estas regulações são distintas do primeiro item, pois são mecanismos para promover uma igualdade entre os agentes demandantes e ofertantes no mercado.”

Porque ambas crises apresentaram quedas nas bolsas e aumento do desemprego e prejuízo para os investidores, porém é notável que tanto na crise de 1929, quanto em 2008, houve um grande crescimento na economia. Considerando que os Estados Unidos, teve um papel importante nas duas crises apresentando um excesso de oferta em 1929, por excesso de estoque de produtos e queda drástica nas vendas, e em 2008 por excesso de crédito no mercado aumentando de forma significativa o consumo e o endividamento familiar.

Em 1929 os Estados Unidos se valiam da produção da venda de seus produtos para os países destruídos pela primeira guerra mundial, porem eles não contavam da sua recuperação em reconstrução, diminuindo assim as compras o que causou o acumulo de produção, com isso o ritmo de produção para vendas não foi diminuído, iniciando o desemprego e queda nos valores de ações.

Em 2008 os principais bancos de investimentos começaram a incentivar a compra de imóveis, mesmo mal pagadores e inadimplentes (subprime), eles podiam comprar com taxas de juros mais altas. Financeiras, bancos e consumidores estavam ganhando com essa politica. Com o aumento dos juros o cenário mudou drasticamente, diminuindo a compra e fazendo que o preço dos imoveis caíssem e como a economia desacelerou, o custo de vida e desemprego aumentaram, fazendo crescer a inadimplência e consequentemente houve o aumento da inflação e para o controle foi revisto as taxas de juros aplicadas, fazendo que a grande maioria não conseguisse honrar suas dividas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com