TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Minas Gerais

Professora: Diomira

Matéria: Economia

Exercícios

1) Qual a influência da taxa de crescimento populacional no nível de PIB per capita? 

O Produto Interno Bruto (PIB) mede duas coisas simultaneamente: a renda total auferida na economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos nela, ou seja, a renda de uma economia é a produção da mesma. Sendo assim, é necessário estudar a produtividade, e uma das maneiras de aumentar a produtividade futura é investir mais recursos correntes na produção de capital. Uma das maneiras de investir em capital novo e através do controle do crescimento populacional.

Então, pode-se concluir que, a taxa de crescimento populacional tem grande influencia no nível de PIB per capita. Caso haja um controle, o PIB tende a crescer, caso contrário, ele decresce proporcionalmente a sua instabilidade.

2) Suponha que a sociedade decida reduzir o consumo e aumentar o investimento.

a) O incentivo à poupança e ao investimento é uma das maneiras pelas quais o governo pode estimular o crescimento econômico e, no longo prazo, aumentar o padrão de vida da economia. Sendo assim, a redução do consumo (poupança) e o aumento de investimento afetaria o crescimento econômico de forma positiva, estimulando seu crescimento.

b) Investimento denomina a aquisição de capital novo, como equipamentos ou edificações, portanto, os grupos que se beneficiariam seriam tais vendedores, novos investidores. Todos os outros vendedores, então, estariam sujeitos a prejuízo devido ao fato de que a sociedade reduziria o consumo e, com ele, o salário destes vendedores.

3) Suponha que a Intel esteja pensando em construir uma nova fábrica de chips de computador.

a) Visto que estamos falando de um investimento grande (uma fábrica de chip que demandara uma grande quantia investida), sendo necessário recorrer ao mercado de títulos com prazos longos e juros mais baixos, um aumento na taxa de juros, mesmo que pequeno, poderia aumentar muito as despesas (consumo) da fábrica, diminuindo a poupança nacional e assim tendo que diminuir o investimento. Dependendo da taxa, torna-se inviável para a empresa. 

b) Sim, pois, a taxa de juros representa o equilíbrio entre a oferta e a demanda, sendo assim, quando a taxa de juros está alta, significa que há muitos compradores no mercado, porém poucos para seus títulos. Com os juros em alta pode significar uma queda da empresa no mercado (as pessoas não esperam o crescimento da empresa), assim não se recomenda a criação de uma nova indústria.

Belo Horizonte, 02 de novembro de 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com