TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  28/5/2016  •  Dissertação  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

ECONOMIA

  • A economia é considerada uma ciência social porque estuda como atender, da melhor forma, as necessidades humanas.
  • Economia é uma palavra que deriva do grego “oikosnomos” e significa administração da casa ou da coisa pública.
  • Podemos definir a economia como sendo a ciência social que estuda como a sociedade emprega recursos escassos na produção de bens e serviços a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas.

  1. O PROBLEMA ECONÔMICO

  • A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Ela existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo de bens (alimentos, roupas, etc) e serviços (assistência médica, transporte, etc) são infinitas e ilimitadas, sendo que os recursos produtivos disponíveis a sociedade utilizados na produção de bens, são finitos e limitados, sendo insuficientes para produzir bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.
  • Sistema econômico é a forma como a sociedade esta organizada para desenvolver as atividades econômicas (produção, troca e consumo de bens e serviços).

- RECURSOS LIMITADOS X NECESSIDADES ILIMITADAS

  • O objeto de estudo da economia é a questão da escassez.
  • A escassez está presente em qualquer sociedade seja ela rica ou pobre.
  • NENHUM país é autossuficiente em termos de disponibilidade de recursos produtivos para atender a todas as necessidades da população.
  • A perspectiva de elevação do padrão de vida e a evolução tecnológica fazem com que “novas” necessidades apareçam.
  • Temos recursos escassos para necessidades ilimitadas. Não conseguimos ter tudo.

- OS FATORES DE PRODUÇÃO

CAPITAL: O dinheiro necessário para dar impulso a qualquer outro que seja, também consideramos como capital as máquinas, os equipamentos e as instalações.

RECURSOS NATURAIS (TERRA): Terras destinadas a agricultura e pecuária, ou seja, terras cultiváveis, florestas, minas e outros produtos provenientes da utilização do solo.

FORÇA DE TRABALHO: Mão de obra empregada na produção de mercadorias ou na prestação de serviços. Portanto, o homem, os animais.

TECNOLOGIA: Maquinas e equipamentos necessários à produção das mais diversas mercadorias. Também chamamos de tecnologia as técnicas de produção utilizadas pelas empresas.

CAPACIDADE EMPRESARIAL: As habilidades e ações empresariais, quer dizer, os frutos do empreendedorismo dos empresários. O empresário exerce funções fundamentais para o processo produtivo. É ele quem organiza a produção, reunindo e combinando os demais recursos produtivos assumindo, todos os riscos inerentes a elaboração de bens e serviços.

- CURVAS DE POSSIBILIDADES

 A função é analisar qual a eficiência do uso dos fatores de produção (trabalho, tecnologia, capital...). Esses recursos disponíveis para a produção estão sendo utilizados, subutilizados ou ainda superestimados. Posso ter  problemas por produzir bem menos do que poderia, posso estar no limite ou posso estar querendo algo impossível.

[pic 1]

PONTO A E B: Estou no limite, usando todos os meus recursos. Mas ainda sim posso ter problemas.

PONTO D: Esta dentro da CPP, sobra recursos para produção. Pode me dar problemas ao produzir menos do que poderia.

PONTO C: Impossível chegar a esse nível. Falta recursos para chegar a este ponto. Ultrapassa o limite.

- NECESSIDADES HUMANAS E BENS

As questões centrais:

O QUE E QUANTO PRODUZIR: A sociedade quem decide se produz mais bens de consumo ou de capital.

COMO PRODUZIR: Trata-se de uma questão de eficiência produtiva.

PARA QUEM PRODUZIR: A sociedade decide quais os setores que serão beneficiados na distribuição do produto.

Os bens econômicos são classificados em dois grupos:

  1. BENS (BENS MATERIAIS): São tangíveis, ou seja, podem ser trocados (EX: alimentos, roupas e livros).
  2. SERVIÇOS: São intangíveis (EX: assistência médica, serviços de transporte, etc.).

Os bens são classificados em bens livres e bens econômicos:

  • BENS LIVRES: A principal característica dos bens livres é a de que não possuem preço. Podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano (EX: luz solar, ar, mar, etc.).
  • BENS ECONOMICOS: Tem um preço. São relativamente escassos e necessitam de esforço humano para sua obtenção.

Os bens também podem ser intermediários e os finais:

  • BENS FINAIS: Tanto os bens de consumo quanto os bens de capital são bens finais pois já passaram por todos os processos de transformação possíveis, ou seja, estão acabados.
  • BENS INTERMEDIÁRIOS: São aqueles que ainda precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva (EX: aço, vidro, borracha, etc.)

No último caso, temos então:

  • BENS DE CONSUMO DURÁVEL: Que têm durabilidade, não sendo consumidos imediatamente.
  • BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEL: que são destruídos com o consumo.

2-  SISTEMA ECONÔMICO

- FORMAR DE ORGANIZAÇÕES

  1. ECONOMIA DE MERCADO (OU DESCENTRALIZAÇÃO TIPO CAPITALISTA): Tem como característica básica, a propriedade privada dos meios de produção, tais como fábricas e terras, e sua operação tendo por objetivo a obtenção de lucro, sob condições em que predomina a concorrência na economia de mercado existe um mecanismo de preços automático e inconsciente, que trabalha garantindo o funcionamento do sistema econômico, sem interferência de qualquer organismo consciente.
  • Existirá concorrência entre empresas para vender os bens aos escassos consumidores (redução de preços).
  • Existirá concorrência entre consumidores para comprar os bens, quando houver escassez (os vendedores aumentaram o preço para que, automaticamente aqueles que não pode pagar “saiam da fila”).
  • Em uma economia de mercado, o Estado não deve intervir em nenhum aspecto da atividade produtiva. Uma economia de mercado resolve os 3 problemas econômicos fundamentais simultaneamente, conciliando oferta e procura em cada mercado especifico.

  1. ECONOMIA PLANIFICADA (OU CENTRALIZADA, TIPO SOCIALISTA): Nesse tipo de sistema as questões de “O QUE”, “COMO” e “PARA QUEM” produzir não são resolvidas por meio de mercados e preços, mas pelo planejamento central, em que a maior parte das decisões da natureza econômica é tomada pelo Estado. A ação governamental se faz presente por meio de um órgão central, a quem cabe elaborar os planos de produção de todos os setores econômicos (levantamento das necessidades a serem atendidas e dos recursos disponíveis para a produção). Nesse tipo de sistema é o próprio governo que determina os diversos preços dos bens de consumo, evitando assim que ele seja obrigado a lançar mão de mecanismos de racionamento.
  1. ECONOMIA MISTA: Uma parte dos meios de produção pertence ao Estado (firmas públicas) e a outra parte pertence ao setor privado. Nesse sistema, o governo não pode determinar ao empresário o que produzir. Entretanto, ele pode influir diretamente. EX: redução de IPI, incentivo fiscal, etc. Também pode intervir na questão “O QUE PRODUZIR”  através de suas Empresas Públicas (saneamento, transporte, combustível, energia elétrica, etc.)

- FLUXOS FUNDAMENTAIS

REAL: As famílias fornecem fatores de produção as empresas para que elas possam produzir os bens e serviços e fornecê-los posteriormente as famílias, criando o chamado fluxo real da economia.[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

MONETÁRIO: As empresas pagam pelos fatores de produção as famílias que empregam esses valores para pagar pelos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com