TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  10/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  2.634 Visualizações

Página 1 de 2

(Questões adaptadas do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

CULTURA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

1) “O papel da cultura organizacional na influência do comportamento dos empregados parece ganhar uma importância cada vez maior no ambiente de trabalho. À medida que as organizações expandiram a amplitude de controle, achataram a estrutura, introduziram o trabalho em equipe, reduziram a formalização e deram mais autonomia aos funcionários, e os valores compartilhados, decorrentes de uma cultura organizacional forte, asseguraram que todas as pessoas fossem na mesma direção.”

ROBBINS, S. Comportamento Organizacional.

São Paulo: Prentice Hall, 2002.

Considerando o texto acima e a existência de uma relação direta entre cultura e comportamento organizacional, avalie as afirmações abaixo e explique cada uma delas.

I.A cultura é positiva para os empregados, pois ela indica como as coisas devem ser feitas e o que é importante, isto é, contribui para a formação do comportamento organizacional.

II. As empresas desenvolvem um conjunto básico de premissas, convicções e regras que dirigem o comportamento organizacional.

III. O sincronismo da cultura organizacional com o comportamento organizacional resulta em clima favorável à efetivação dos objetivos da organização e dos próprios empregados.

CULTURA ORGANIZACIONAL

2) O Banco Solidariedade & Amigos S.A. que recém-adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível. O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional. Imagine que vocês fazem parte da equipe responsável por desenvolver a nova cultura organizacional. Quais dos aspectos abaixo vocês julgam importantes para a nova cultura?

I -  ser voltada para o cliente;

II - valorizar a inovação e a criatividade;

III - manter as crenças existentes;

IV - promover o aprender a aprender;

V - se basear em metas e na implantação de um plano de incentivos

Justifiquem a resposta

Estão corretos os itens: I, II, IV e V.  

O item III: “manter as crenças existentes”, não é indicado, pois conforme o relato do caso, o Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, remodelando-a de uma estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível para uma organização adaptativa. Manter as crenças existentes só dificultaria o processo de mudança neste caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com