TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Economia

5 – Explique o que representa os pontos que formam a curva de possibilidades de produção. Explique também o que representa um ponto qualquer interno a curva de possibilidade de produção. Faça o mesmo com um ponto externo a fronteira de possibilidades de produção.

R: A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção, CPP, representa a capacidade máxima de produção da sociedade no pleno emprego. Assim, a Fronteira de Possibilidade de Produção é o conjunto de todas as combinações possíveis de produção que podem ser obtidas a partir de uma determinada quantidade de fatores de produção e uma dada tecnologia. Isto é, representa as diversas combinações de utilização de fatores de produção que geram diferentes combinações máximas de produção. (Falta explicar os pontos)

6 – Explique as fontes do crescimento econômico.

R: Capital Físico: Em geral, é uma referência a quaisquer ativos não humanos, feitos por humanos e utilizados na produção. As ferramentas, máquinas e estruturas físicas que facilitam a produção constituem, pois, o capital físico.

Capital humano: é o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência. 1 Muitas das primeiras teorias econômicas referem simplesmente a força de trabalho, um dos três fatores de produção, como recurso fungível, isto é, homogêneo e facilmente intercambiável. Outras concepções deste trabalho prescindem desses pressupostos.

Tecnologia: O crescimento da economia depende da produtividade da mesma e da sua competitividade global. Ora a inovação e a tecnologia, são hoje, os grandes suportes do desenvolvimento econômico e que conferem maior competitividade à capacidade produtiva de um país ou, mesmo, de uma empresa ou setor produtivo.

7 – Defina custo de oportunidade. Explique.

R: É aquilo que você deixa de consumir de um determinado bem ou serviço em detrimento a um consumo maior de outro bem ou serviço. 
Por exemplo. Para consumir mais com lazer, você precisaria consumir menos em alimentação. O volume que você reduz na alimentação é o custo econômico real de se consumir mais com lazer

8 – Qual a origem dos problemas econômicos fundamentais? Explique-os.

R:  Os problemas econômicos são originados da escassez dos recursos de produção, e podemos colocar como um dos problemas econômicos fundamentais, as necessidades do ser humano, que por ter suas necessidades ilimitadas, não podem ter estas necessidades satisfeitas, em virtude da produção de determinado bem ou serviço ser limitada em virtude da falta de recursos para produção destes bens ou serviços. 
Outro problema seria também os preços altos de determinados bens ou serviços que, também originados da falta de recursos de produção, são produzidos em quantidade limitada, ou seja sua oferta no mercado é menor que a demanda (procura), e isso faz com que os preços destes bem fiquem altos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com