TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  6/6/2015  •  Monografia  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

GRAZIELA VARJÃO CARVALHO DE JESUS – 9977023453 - 3º SEM.

                           

São Paulo

2014


CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ECONOMIA.  

Atividade da disciplina Economia, apresentado como pré- requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração ao Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - CIL

                          Prof. Fabiano Gutierrez Franco

São Paulo

2014

SUMÁRIO

Introdução                                                                                        4

ETAPA 1 - Aula-tema: Regime de Competência e Regime de Caixa.                5

Passo 2 - Plano de Contas                                                                5

Passo 3 - Metodologia utilizada para elaboração de um plano de contas.                7

ETAPA 2 – Efeito do Lucro no Balanço e Diferença entre Custo e Despesa.        8

Passo 2 – Síntese.                                                                                8

Passo 3 – Questões.                                                                        12

Passo 4 - Livros Contábeis e o SPED - Sistema Público de Escrituração

Digital                                                                                                14

Conclusão                                                                                        15

Referências                                                                                        16


Introdução

        A economia é um estudo que tem como foco os assuntos relacionados a demanda, preços como e ter um controle econômico, porém pode-se dizer que é um tema mais complexo, no qual entram vários subtemas importantes para o tema em si.

        No texto a seguir, será abordado as diversas formas utilizadas na economia, como a elasticidade, Custos de produção, demanda.

        Vale destacar também as diversas formas disponíveis para se obter um sucesso econômico, destacados nas formas inelásticas e concorrência perfeita.

        E também uma explicação completa, contando desde o inicio, de como surgiu a moeda, até os dias atuais.


1 – Introdução a Economia

O termo Economia está associado a o controle econômico (bens, dinheiro, indústria) como um todo. Visa relacionar as necessidades humanas, com os recursos disponíveis.

        O sistema econômico é definido por política, social e economia, tendo como foco a distribuição de bens para uma melhoria financeira.

2 – Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto

Hoje os países estão organizados pela economia capitalista e socialista.  Já no século XX predominava o Liberalismo.

Na economia capitalista, os preços e produtos vão de acordo com o mercado e a demanda, já na economia socialista, é determinado a partir de uma entidade responsável, tendo como foco o calculo interno de gastos dentro da empresa em questão, e não pela demanda e oferta do mercado.

         Nos tempos atuais, o mercado procura utilizar como forma de trabalho a Economia capitalista. Os valores e quantidades vão de acordo com a necessidade do cliente. A forma mais fácil de se trabalhar desta forma, é estudar o público alvo, para saber até qual valor pode ser pago, o produto que vai se encaixar no que se procura. Muitos também falam da diferença de preço de cada produto. Porém, como citado no PLT 741 – Fundamentos da Economia: “Não se pode comparar um diamante com água. A água é uma coisa do dia a dia, que não é considerado de muito valor. Pelo fato de podermos encontrar em qualquer local. Contudo, o diamante é mais caro, por ser uma objeto de difícil acesso, que trará uma sensação diferente a quem o adquirir.

3 - Demanda, Oferta e Equilíbrio do Mercado

Também entra em questão aumento do preço de um bem, para não haver prejuízos, como na teoria é certo que a procura irá diminuir, então é preciso diminuir a produção.

Também pode-se ser considerado um fator que gera uma alerta, o envolvimento do governo nos preços, sendo de diversas formas, desde a inclusão de impostos, até o congelamento de preços. Alguns exemplos são o IPI e ICMS, com maior foco no mercado de produtos, o IPTU, com foco em imóveis, e o mais comum no dia a dia, o IR.

Quando o aumento ocorre, a empresa precisa estudar diversos fatores, para decidir se deve ou não aumentar o preço, mesmo sabendo que irá pagar mais impostos. A decisão vem após o estudo das condições do público alvo, da concorrência, quando o aumento não trará resultados com positividade elevada, o melhor seria diminuir a produção.

A forma mais especifica de estudar este assunto é denominada Conceito de Elasticidade, que pode ser classificada por 3 conceitos, estes são:  

Elasticidade de preço:  esta forma pode ser administrada com 3 possibilidades diferentes. Pode ser elástica, ocorre quando se trata de um produto de consumo regular do cliente, quando o valor é elevado, a empresa acaba tendo como consequência uma queda de demanda, pois este produto,  pode ser encontrado por um preço mais em conta na concorrência. Inelastica, aumento do preço, aumenta a receita, diminui o preço, diminui a receita. E a demanda Unitária, quando a elasticidade não afeta de nenhuma forma, pois a variação acaba uma substituindo a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com