TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

CIÊNCIS CONTÁBEIS

TUTOR PRESENCIAL: LÍVIA AMARAL

TUTOR A DISTÂNCIA: MARIA REGINA DALPIAZ

ECONOMIA

GLEICE DE JESUS DA SILVA              RA 5566140854

RIO GRANDE, 16 DE SETEMBRO DE 2012.

Sumário

Introdução    .................................................................................................................3

Análise do Ramo de Negócio........................................................................................3

Custos e Formação de Preço.........................................................................................4

Dinâmica Econômica da Região...................................................................................6

Intervenção na Economia e sua influência....................................................................7

Considerações Finais.....................................................................................................8

Referências Bibliográficas.............................................................................................9

Introdução

O empreendedorismo vem ganhando espaço no mundo globalizado a cada dia que passa. Com a ascensão do capitalismo como teoria econômica, e sua grande influência na vida das pessoas e das empresas. Os objetivos são muitos vastos, desde pequenos negócios em varias áreas de primárias, até grandes empresas e indústria com tecnologia de ponta e exigência de altos conhecimentos e poder de influência. Alguns empreendedores conseguiram obter o sucesso ao longo do tempo, conquistando mercados e fazendo fortuna. O presente trabalho concentrou-se na identificação das características demanda e oferta, custo de produção e influência de economias internacionais, no setor de alugueis de roupas de festas. A metodologia utilizada foi análise econômica regional, junto à empresa Moda Rara, no município de Rio Grande-RS. Para coleta dos dados utilizou-se questionário que foi aplicado diretamente pela pesquisadora junto à responsável pela empresa.

 

 ANÁLISE DO RAMO DE NEGÓCIO

  Apesar do Aluguel de roupas e artigos de luxo proporcionar prazer com hora para terminar muitas pessoas têm preferido esta opção, por ser mais acessível, ou por proporcionar a possibilidade de maior diversidade, mudança e atualização.

  A empreendedora pesquisada iniciou suas atividades no ramo de aluguel de roupas de festa há mais de 12 anos. Entretanto sua empresa começou na Rua 19 de fevereiro, no centro, com apenas uma peça, depois foi aumentando o espaço para duas peças, porém com o crescimento da procura pelo público, ocorreu à mudança de prédio para 24 de maio, rua de bastante movimento comercial da cidade. Local com maior estrutura e espaço, que nos últimos dois anos passou por obras para inovar o ambiente, a fim de deixar o espaço mais aconchegante para o consumidor (presença de rampa para deficientes e idosos), piso antialérgico.

  A proprietária demonstrou oferecer bom atendimento a sua clientela e ter conhecimento do seu ramo de atividade. Vem se mantendo com seu negócio de forma sustentável e dando lucro há mais de 12 anos, como uma pequena empresa de sucesso no ramo de aluguel de roupas de festa. O motivo que levou a empreendedora a iniciar-se e continuar no ramo de atividade que desenvolve, deveu-se segundo suas informações, ao mercado favorável e em franca expansão de aluguel de roupas de festa e de luxo, haja vista que as pessoas estão referindo alugar ao invés de comprar roupas, principalmente para festas e eventos comemorativos.

  A empresa atua oferecendo para aluguel roupas femininas, terno masculino, atendendo todos os tipos de clientes e, eventos comemorativos, como estudantes, casamentos, formaturas, etc. A empresa também aluga acessória como bolsa, sapatos.

  A empresa vem atendendo uma boa quantidade de clientes, obtendo receitas suficientes para pagar as despesas e obter lucros. Nos meses de novembro a fevereiro, por exemplo, foi verificado um atendimento maior por ser época d formaturas, assim a procura aumenta, o que pode ser considerado muito bom, pelo faturamento obtido.

  O consumidor costuma chegar à loja de aluguel pelos seguintes motivos: festa e cima da hora, a qual ele não teria tempo para comprar algo e prefere aluguel ou por terem mandado em costureiras e a versão final não ficou conforme o esperado; homens que não costumam usar ternos, para não terem gasto excessivo com a compra de uma, já que vão usar raramente; mulheres preferem alugar, pois o custo é bem menor do que a compra, e quando comprar não gosta de usar o mesmo em outra festa, optando então por alugar e aparecer em festas com modelos variados de vestidos.

  Suas peças são, em sua maioria, compradas fora do estado. Muitas roupas compradas recebem melhoria no acabamento, conforme o gosto da cliente para valorizar ainda mais os vestidos e demais roupas, pois a escolha dos vestidos pela clientela e o preço do aluguel, varia de acordo com o acabamento, o tipo de tecido e bordado. No preço está embutido além do custo da peça e sua melhoria, o custo com costureira para acerto nas peças, e a lavagem das roupas.

 

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO

  Com o mercado cada vez mais competitivo, temos a preocupação dos empresários com seus custos, levando em conta a globalização que proporciona aos clientes um forte referencial quanto aos preços de mercados praticados, fazendo com os que mesmos tenham facilidade em adquirir produtos similares, maior é a preocupação das empresas em se tornar competitivas para continuarem no mercado. Assim sendo um dos fatores decisivos para se conseguir vantagem competitiva é formação do preço de venda.

  Os concorrentes, os clientes, o governo, os avanços tecnológicos e outros são fatores que diretamente influenciam no crescimento e, consequentemente, na existência de uma organização. Assim sendo as mesmas devem exercer um constante controle de seus gastos a fim de continuarem consolidadas ou se consolidarem no mercado. Como no mundo globalizado a facilidade de encontrar o produto desejado é cada vez maior, a empresa necessita de fatores que a tornem mais atraente em detrimento às demais. E respondendo a essa necessidade de sobrevivência, o conhecimento dos elementos de formação do preço de venda dos produtos e serviços constitui-se numa vantagem competitiva relevante para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com