TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Economia de mercado: O inter-relacionamento de suas peças fundamentais

Há uma enorme variedade de suas atividades (produção, compra, venda, transporte, armazenagem etc.), de seus compartimentos produtivos (agricultura, indústria, educação, comércio etc.) e de suas instituições (governo, mercado, família etc.), que a economia de mercado classifica e organiza essas atividades, compartimentos produtivos e instituições, de uma forma racional. Antigamente as necessidades eram mínimas e hoje limitadas onde, o ser humano deseja alimento, roupa, casa, automóvel, saúde, educação, lazer etc. As necessidades são divididas em individuais e da sociedade. As necessidades coletivas são supridas devido a produção de bens e serviços. Os bens possuem características físicas como estradas, pontes, etc. Já os serviços não têm características físicas como serviço de saúde, de educação, de transporte, entre outros. O ser humano precisa obter dinheiro e com ele comprar o que necessita: chamado de ato de venda e de compra. Para realizar esses atos, antes tem que organizar o ato da produção: Trabalho, recursos naturais e capital.

A origem e o destino da produção

Na sociedade moderna, a atividade de produção é especializada e dividida em tarefas específicas onde, uma parte da população se dedica à produção de bens auxiliares à produção, e outra, à produção de bens e serviços destinados à satisfação imediata da comunidade. Tipos de bens e serviços: - bens/serviços de consumo - bens/serviços intermediários como as matérias-primas - bens de capital.

Os bens de capital representam a acumulação de trabalho e compõem o estoque de capital de um país como: - máquinas, veículos e equipamentos em geral; - instalações industriais, agrícolas, comerciais, etc.; - estradas, ferrovias, aeroportos, etc.; - edifícios públicos, moradias, escolas, hospitais, etc. Para a produção de um determinado produto é necessário: Trabalho qualificado, Trabalho não-qualificado, Recursos Naturais, Capital, etc. Produto são os bens e serviços finais produzidos pelo aparelho produtivo, é a soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos (Valor Bruto da Produção) menos os gastos totais com os bens intermediários. A renda é a soma dos pagamentos aos fatores de produção, ou seja, a soma dos Salários, Lucros, Juros e Aluguéis. O Produto Nacional é dividido em Renda Interna, Produto Interno Bruto e Despesa Interna Bruta. Os setores produtivos da Economia são classificados em setor primário que tem como exemplo a agricultura, pesca, etc. O setor secundário: indústria extrativa mineral, indústria de geração de energia, indústria de construção civil, etc. E o setor terciário: atividades comerciais, serviços financeiros, educação, saúde, etc. Quanto maior o grau de desenvolvimento de uma nação mais as atividades primárias liberam contingente humano para os demais setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com