TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema de Troca de Mercado:

O Sistema de Troca de Mercado pode ser ilustrado através do Fluxo Circular de Renda por meio de demonstração de igualdade entre produto, renda e despesas através de um diagrama que simplifica as relações da economia.

Exemplificando o Fluxo Circular de Renda temos Bens e Serviços que são disponibilizados pelas empresas para que famílias possam usufruir, e estas por sua vez possuem fatores de produção. As empresas para produzir estes Bens e Serviços necessitam dos fatores de produção disponibilizados pelas famílias, originando-se assim o mercado de fatores de produção. No mercado de fatores de produção as famílias ofertam estes fatores em troca de sua remuneração (salários, lucros, alugueis...). Portanto as empresas possuem insumos que possibilitam a produção de Bens e Serviços e as famílias possuem demanda por estes em troca de consumo.

O Mercado à Luz do pensamento econômico.

O pensamento econômico passou por diversas fases, que se diferenciam amplamente. No entanto, a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase Pré- Científica e Fase Científica Econômica.

A fase pré-científica é composta por três subperíodos. A Antigüidade Grega, que se caracteriza por um forte desenvolvimento nos estudos político- filosóficos. A Idade Média ou Pensamento Escolástico, repleta de doutrinas teológico- filosóficas e tentativas de moralização das atividades econômicas. E, o Mercantilismo, onde houve uma expansão dos mercados consumidores e, consequentemente, do comércio.

A fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. Esta primeira pregava a existência de uma “ordem natural”, onde o Estado não deveria intervir nas relações econômicas. Os doutrinadores clássicos acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado através de preços. Já o marxismo afirmar que tanto um como outro resultava na concentração de renda e na exploração do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com