TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  4/12/2015  •  Resenha  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Carlos Eduardo Cardoso da Silva

Ciências Econômicas – Noturno

1 - A economia estava em transformação nesse periodo. A base principal da economia feudal era a agricultura, existiam moedas, porém trocas de produtos e mercadorias eram mais utilizados na Idade Média, onde a relação de vassalo e suserano era o que prevalecia, o suserano dava um lote de terra em troca de um regime de servidão e fidelidade do vassalo, o rei era suserano mais poderoso, todos os poderes políticos, jurídicos e econômicos se concentrava na mãos desses donos de terra, pois quem tinha mais terra tinha mais poder, tornando o feudo como base econômica.

2 - A crise da Economia Política Clássica acontece por meio de ideias de liberdade, igualdade e fraternidade orientado por uma burguesia revolucionária. Porém, essa emancipação de liberdade burguesa, é apenas uma liberdade política. A crise realmente parte da inclinação, ocasionada pela conversão da burguesia em classe conservadora. Na medida em que se expressa os ideais da burguesia revolucionária. A Economia vai se desenvolver no sentido de uma disciplina científica estritamente especializada, livrando-se de preocupações históricas, sociais e políticas constituição, marcando uma verdadeira quebra diante da Economia Política clássica, abandonando as ideias formuladas pela mesma tornando-se um importante instrumento de administração, manipulação e legitimação

3 - A Economia Política Marxista tem em sua composição algumas polemicas tais como as análises do movimento do capital e a subordinação ao que dita o capitalismo, as relações sociais existentes no processo de produção e um estudo no qual Marx diz que a burguesia não era uma organização social natural e sim uma organização social transitória que possui suas contradições que abre brechas para novas tendências que logo serão substituídas por outra sociedade. O processo econômico se da pela produção e a distribuição de bens sendo o objetivo da economia política estudar as leis que regulam o processo econômico, sobre qual se estruturava a sociedade burguesa.

4 - O capitalismo tem como principal característica o acumulo de capital e mercadorias. Forma essa que ganhou força com o fim do escravismo e da sociedade feudal tornando o meio econômico mais usado até os dias atuais. Desde jovem aprendemos a negociar sabendo que tudo tem um preço e que é preciso pagar para obter um bem. No começo da vida aprendemos que para comprar uma bala ou pirulito precisamos de dinheiro mesmo as vezes sendo um valor irrisório o vendedor está obtendo lucro, fato que passa desapercebido por uma criança num primeiro momento e que só passa a ser entendido ao longo dos anos quando chega a maturidade no qual muitas vezes a venda de algum bem ou serviço é necessário para o sustento do lar. A partir dai tudo passa a ser tudo passa a ser um jogo de trocas, mercadorias sendo trocadas por dinheiro e dinheiro sendo trocado por mercadorias com a clara e evidente obtenção de lucro que acaba tornando a sociedade que foi liberta séculos atrás escrava do poder financeiro que é gerada através do lucro.

5 - A produção mercantil simples não implicava relações de exploração, existia o trabalho pessoal dos artesãos e camponeses que eram os proprietários do meio de produção, a qual destinava-se basicamente a um mercado restrito, de âmbito local, já na produção capitalista desaparece o trabalho pessoal do proprietário, surge um capitalista que compra a força de trabalho e é dono dos meios de produção, que vão produzir a mercadoria. A diferença assenta na exploração da força de trabalho, que é comprado mediante salário tendo as classes dos capitalistas e os proletariados como fundamentais para produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com