TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre a demanda e a quantidade demandada?

  1. Conceitue a função de oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
  2. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos garantidos para os produtos agrícolas?
  1. Sobre a elasticidade-preço da demanda:


a) Quais fatores influenciam a elasticidade-preço da demanda?

b) Por que a elasticidade da demanda de sal é zero?
c) Por que, quando o preço da demanda é inelástico, o aumento dos preços do produto pode elevar a receita total dos vendedores?

  1. Defina: elasticidade-renda, elasticidade-preço cruzada da demanda e elasticidade-preço da oferta.

Respostas:

  1. Pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Apesar de sinônimos, demanda se entende por toda escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Já a quantidade demandada entende-se um ponto especifico da curva relacionando um preço a uma quantidade.

  1. Ofertas são várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. A oferta depende de vários fatores, entre eles, seu preço final, o preço de custo, ou seja, dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
  2. Para dar certa garantia de preços ao produtor agrícola, com o proposito de protegê-lo das flutuações dos preços no mercado, ou seja, ajuda-lo diante de uma possível queda acentuada de preços e, consequentemente, da renda agrícola. Antes do plantio, o governo garante um preço que ele pagará após a colheita. Se depois da colheita o preço do mercado for superior, o produtor pode vende-la no mercado. Porém, se os preços forem inferiores ao preço mínimo do governo, então o produtor prefere vende-la ao governo pelo preço estipulado antes da colheita.
  3. A) Existência de bens de substitutos: Quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda.
        Essencialidade do bem: Se o bem é essencial, sua demanda será pouco sensível à variação de preço, terá então uma demanda inelástica.
       Importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor: Quanto maior o gasto referente a determinado bem em relação ao gasto total do consumidor, mais sensível torna-se o consumidor a alterações em seu preço, ou seja, a demanda é mais elástica.

B) Além de não ter um bem substituto  e ser um bem necessário, o aumento ou diminuição no preço não afeta significativamente a quantidade, tornando a demanda inelástica.


c) A variação de quantidade é inferior à variação de preços. Assim, se a produção for reduzida, ela será compensada por uma variação de preços proporcionalmente mais elevada, o que representará um aumento no seu faturamento.

  1. Elasticidade renda: Mede a variação percentual da quantidade da mercadoria comprada resultante de uma variação percentual na renda do consumidor. É o produto da divisão da variação percentual na quantidade demandada pela variação percentual da renda do consumidor.
    Elasticidade-preço cruzada da demanda: Mede a mudança percentual na quantidade demandada do bem x quando se modifica percentualmente o preço de outro bem.


Elasticidade-preço da oferta: trata-se do mesmo raciocínio utilizado para demanda também se aplica a oferta, porém, o resultado da elasticidade será positivo, pois a correlação entre preço e quantidade ofertada é direta. Quanto maior o preço, maior a quantidade que o empresário estará disposto a ofertar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com