TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia I

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Economia

É o estudo da maneira como se administram e processam os recursos escassos da natureza e que estão à disposição dos agentes econômicos e das formas de distribuição destes para a sociedade.

----------------------------

Subdvide-se em duas grandes áreas:

Microeconomia: Analisa o comportamento das unidades economicas; familias(consumidores), empresas e governo. Estuda tb os mercados que operam os demandantes(consumidores) e ofertantes (produtores, comerciantes) de bens e serviços.

Macroeconomia:        Estuda o conjunto num todo. Proposito é obter visão simplificada a cerca da economia de um ou varios paises.

Ambas envolvem fatos, teorias e políticas. Cada uma delas contém elementos de Economia Política e Economia Normativa

---------------------------

Economia Politica:

Foca em fatos, evitando juizos de valor. Tenta estabelecer afirmações cientificas sobre o comportamento economico. Expressa relacação entre teoria e ordem pratica.

Economia Normativa(Politica):

envolve juízo de valor sobre como a economia deve ser ou que ações particulares de política devem ser recomendadas para que aquela forma seja obtida. Expressa a relação entre a teoria e a ideologia.

----------------------------------------------

Pensamento economico: Feudalismo, Mercantilismo, Liberalismo, Fisiocratas, Classicos, Marxismo, Socialismo, Neoclassicos, Keynesianismo, Neoliberalismo(atual desde 1980), Monetaristas, Comunismo.

Valor: Conceito fundamental da economia politica que designa atributos que da aos bens materiais qualidade de bens economicos.

O valor de troca é medido pelo tempo de trabalho socialmente necessário, ou seja, o tempo padrão, para produzir uma mercadoria, diferente do valor de uso.

_____________________________________________________________        

Produção Máxima significa que todos os recursos empregados devem ser utilizados de modo a oferecer a maior satisfação possível de nossas necessidades materiais.

A eficiência produtiva consiste na produção de qualquer combinação particular de bens e serviços na forma mais barata possível.

A eficiência alocativa consiste na produção da combinação de bens e serviços mais valorizados pela sociedade.

O custo de oportunidade é considerado o valor que se deixa de lucrar quando na etapa decisória vai para um caminho em detrimento a outro. Na maior parte dos casos, em um número elevado de alternativas obtém um custo de oportunidade que é considerado, sendo que, os benefícios da opção rejeitada serão o custo de oportunidade da opção desejada.

Sistemas economicos: um conjunto particular de arranjos institucionais e um mecanismo de coordenação

Capitalismo Puro - Em tais sistemas de mercado, cada participante atua com base em seu próprio interesse; cada indivíduo ou firma busca maximizar sua satisfação ou lucro através de suas próprias decisões em relação a consumo ou a produção.

Centralmente Panificada ou Comunismo - caracterizado pela propriedade pública (do governo) de praticamente todos os recursos de propriedade; além disso, as decisões econômicas são tomadas através do planejamento econômico central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com