TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Internacional

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

1- Com base no referencial bibliográfico indicado para leitura e nas aulas ministradas, disserte sobre o atual cenário das contas internacionais, tendo como base o Balanço de Pagamentos.

O Balanço de Pagamentos de um país seria o registro reduzido das transações comerciais e financeiras de um país com o resto do mundo. Conforme definição técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI), e adotada pelo Banco Central do Brasil, o Balanço de Pagamentos consiste no registro sistemático de todas as transações econômicas realizadas, durante um certo período, entre residentes de dois países. O objetivo principal desse registro é informar às autoridades monetárias sobre a situação das contas externas do país, de modo a ajudar na formulação das políticas monetária, fiscal, cambial e comercial. Com este enfoque, o Balanço de Pagamentos contém o registro contábil de todas as transações de bens e serviços, as transferências de propriedades, as variações de ouro monetário, as transferências unilaterais de divisas e as variações de Direitos Especiais de Saque (DES) de uma economia com o resto do mundo.

Segundo Carvalho e Silva, com a globalização, os países comercializam, importam e exportam produtos. Geralmente, o governo intervém objetivando favorecer o produtor nacional, frente aos concorrentes internacionais. A proteção se dá de diversas maneiras.

Quando a mercadoria entra no país é cobrado uma tarifa, ou seja, o imposto sobre importações. A imposição de uma tarifa melhora o balanço comercial, contribuindo para reduzir o déficit externo. Entretanto possui algumas desvantagens: distorce a alocação de recursos, pode gerar desvalorizações cambiais. A desvalorização cambial seria a melhor alternativa para reduzir o déficit no balanço de pagamentos.

Um país enfrenta problema na balança de pagamentos quando não há divisas para financiar os déficits em transações correntes. Sendo a balança comercial um dos componentes das transações correntes, a política comercial pode diminuir a gravidade do problema se conseguir aumentar exportações e/ou inibir importações.

O protecionismo neste caso se explica porque o desequilíbrio nas contas externas, que pode ter diversas circunstâncias, que podem comprometer a dinâmica econômica por muito tempo. As dificuldades no balanço de pagamentos, por exemplo, podem provocar uma crise econômica se resultar insolvência de muitas empresas, demissão de empregados e redução da demanda agregada, gerando a diminuição da renda e do emprego, colocando em risco o crescimento econômico de um país a longo prazo.

A possibilidade de crise na balança de pagamentos inibi seu objetivo de reduzir as barreiras comerciais entre países, pois os negociadores ficariam receosos de firmar compromissos. Embora seja necessário e permitido pelas regras da OMC, em situação de crise, o emprego de barreiras protecionistas não é o melhor meio de combater desequilíbrios no balanço de pagamentos, pois as barreiras são estabelecidas para dificultar importação de produtos específicos. A crise no balanço de pagamentos é um problema que tem equacionamento mais apropriado por meio de políticas macroeconômicas, como desvalorização cambial e redução da absorção.

2 – Com base no referencial bibliográfico indicado para leitura e nas aulas ministradas, faça uma síntese da contribuição do mercantilismo e das teorias clássicas do comercio internacional.

Conforme Carvalho e Silva o mercantilismo surgiu no século XV e XVIII nos Estados Unidos com o efeito do comércio iniciado na idade média após o descobrimento da américa e do caminho marítimo para as Índias. Por mais que o poder e a riqueza estavam relacionados, os Monarcas interessavam no poder e a burguesia com a aglomeração da riqueza.

Os mercantilistas acreditavam que a riqueza e o poder das nações eram determinados pelo tamanho da população e por seu estoque de metais preciosos, sendo que o mercantilismo não era distinguido como uma teoria sólida e acabada e que somente um país com superávit comercial se tornaria rico.

Adam Smith defendia a Teoria das Vantagens absolutas onde cada país deve produzir somente os bens cujos custos internos de produção sejam menores do que aqueles de bens similares no país exterior.

Smith atacou a ideia Mercantilista na sua obra “A riqueza das Nações”. Investigação sobre sua natureza e suas causas publicadas em 1776. Segundo Smith a grande falha do mercantilismo foi que uma troca deveria dar vantagem para ambas as partes no negócio, ou seja, um déficit para um dos países envolvidos. Essa crítica proporcionou o fato que a riqueza de uma nação é medida em termos de produção e consumo de sua população e não na quantidade de metais preciosos.

David Ricardo publicou sua obra Princípios de Economia Política e tributação em 1817, apresentando a teoria das Vantagens Comparativas, onde demonstrou que não são os custos absolutos que importavam e sim a produção de bens entre os bens comerciais.

A teoria das Vantagens Comparativas de David Ricardo foi um complemento das teorias absolutas de Smith, onde Smith não esclareceu o que ocorreria quando em um país os custos de produção fossem maiores que o do resto do mundo. Ricardo explicou que o comércio mesmo entre países, sempre será mais lucrativo quando as estruturas econômicas são similares.

3 – O atual cenário da economia internacional mostra a adoção de uma série de medidas restritivas ao comercio internacional. Que medidas são estas? Cite exemplos e faça uma análise dos mesmos.

O conjunto de medidas restritas ao comercio internacional são chamados de políticas comercial e incluem, Segundo Carvalho e Silva:

Tarifas: aumentam o preço do produto no mercado do país importador. O aumento de preço implica redução do excesso do consumidor. Parte das perdas dos consumidores é apropriada pelos produtores, seu excedente aumenta e uma parte é absolvida pelo governo, como tributação. Contudo, num país pequeno, as perdas dos consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com