TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Solidária

Por:   •  9/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Economia solidária

Economia solidária é viver com o necessário, é uma forma de produzir, trocar, vender, comprar sem explorar, sem acabar com o meio ambiente, sem levar vantagem, e sim, pensando no bem de todos e no próprio bem, enfim cooperar ou cooperando.

A inclusão social, geração de renda e trabalho com alternativas inovadoras, vem sendo utilizado pela economia solidária. Com práticas econômicas e sociais na forma de clubes de troca, prestação de serviços, finanças solidárias, cooperativas, associações e etc...

Esse movimento teve respostas rápidas com o crescimento muito veloz, não só na Europa e no nosso país, mas também em outros países.

Seu avanço no Brasil se deve a muitos fatores, dentre eles, o desemprego urbano, a resistência de trabalhadores à crescente exclusão, a desocupação rural pela expansão agressiva da produção capitalista. Onde o mercado informal aumenta, pela luta da sobrevivência.

Em 2003, após o grande apoio de entidades e instituições comunitárias e cooperativas populares, foi criado o fórum brasileiro da Economia Solidária (FBES) e hoje há fóruns regionais e locais para debater e promover o assunto. Além de ganhar apoio dos governos estaduais e municipais, que aumentou o numero de programas de Economia Solidária, com vários projetos de capacitação, bancos do povo e centros populares de comercialização.

Exemplos de programas são:

Plano Brasil Sem Miséria que contribuem para a redução da miséria e desigualdade.

Projeto Talento apoiada pela Associação Programa de Mãos Estendidas ( de direito privado, sem fins lucrativos), que  busca capacitar mulheres jovens e adultas.

Artesanato e Economia Solidária tem o objetivo de viabilizar a geração de empregos e renda para milhares de famílias e fortalece o desenvolvimento sustentável.

BIBLIOGRAFIA

http://www.stds.ce.gov.br/index.php/artesanato-e-economia-solidaria

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/11/economia-solidaria-promove-inclusao-social

https://cirandas.net/fbes/o-que-e-economia-solidaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com