TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Solidária

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais

Aluna: Polyana Oliveira Ramos

Geografia Econômica – Profª Gil Moreira

Geografia Bacharelado – 3º semestre

                        Questionário sobre Economia Solidária

                                                     (Aula Interativa)

  1. Mas o que é Economia Solidária?

É uma maneira de organizar as atividades econômicas, com a produção, a distribuição e o consumo, sendo que os empreendimentos da Economia Solidária são de propriedade das pessoas que ali trabalham, diferente do capitalismo, onde existe uma divisão de empregadores e empregados, sendo que esses empregadores são os donos desses empreendimentos, e os empregados trabalham em troca de um salário. Na Economia Solidária todos os que trabalham são donos desse lugar e trabalham juntamente obtendo assim um lucro em conjunto de tudo que é produzido. Esse tipo de economia é uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social, tendo uma grande diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas ou associações que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços de um comércio justo ou com um consumo solidário.

  1. A economia solidária hoje está a serviço do capital?

Segundo Paul Singer a Economia Solidária veio bem antes do capitalismo, como exemplo a forma do trabalho dos indígenas, onde eles já utilizavam esse tipo de cooperativismo, onde todos trabalhavam juntos e lucravam juntos. Sobre a Economia Solidária e o Capitalismo podemos dizer que existe um contrassenso entre os dois, porém eles podem conviver em um só país, pois o capitalismo não abrange todo o país, e sim uma parte. Hoje em dias existem projetos organizados por comunidades pobres, onde é assumida a forma de economia solidária, e nesses projetos não existe o acúmulo do capital, pois essa comunidade não tem dinheiro pra assumir o papel capitalista e assalariar os demais participantes. E, além disso, a ajuda mútua é muito importante e necessária para que esses grupos possam melhorar a situação econômica e social. Portanto pode-se dizer que a Economia Solidária, não está a serviço do capital pois ela se opõe totalmente a esse tipo de economia, e como já foi dito, ela é uma forma de organização da produção centrada na valorização do ser humano e não do capital.

  1. Como contribuir para fortalecer uma economia a serviço da vida?

Acredito que a Economia Solidária seja uma ótima forma de economia para toda a população, pois ele se opõe ao sistema capitalista onde existem patrões e seus subordinados, existindo assim uma desigualdade, e se houvesse uma instalação da Economia Solidário em todo o país muita coisa seria diferente, e talvez pudesse haver um nivelamento da sociedade sem desigualdade entre os níveis sociais.  Além de que na Economia Solidárias a maioria dos produtos são produzidos de forma artesanal não ocorrendo a destruição do meio ambiente, o qual é importante para a vida. Por isso seria importante evitar o consumo de produtos de grandes empresas e privilegiarmos as produções locais, de preferência produtos procedentes da Economia Solidária, tendo assim um consumo consciente e responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com