TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia curva

Ensaio: Economia curva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Ensaio  •  10.041 Palavras (41 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 41

1)Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, e para

R: Pela falta de recursos de produção, deve-se escolher dentre as opções de produção, quais os produtos a serem produzidos, suas quantidades, e também os recursos utilizados para essa produção de acordo com o nível tecnológico existente. Como existe a escassez de recursos, aparece a necessidade de direcionar esses bens distribuindo os resultados

2)O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: A curva de possibilidades de produção demonstra a capacidade total de produção de determinados da sociedade.

3)Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção, ilustre graficamente.

R: Os custos de oportunidades são crescentes gerando assim uma proporção. Quando aumentamos a produção de um produto, outro por conseqüência diminuirá.

4)Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

R: É um sistema que considera a existência de dois agentes econômicos, as famílias e as empresas eu atuam conjuntamente as forças da oferta e da demanda, determinando os preços.

5)Conceitue bens de capital, bens de consumo, bens intermediários, e fatores de produção.

R:Os bens de capital são os bens utilizados na fabricação de outros bens, que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Os bens de consumo são aqueles que atendem diretamente as necessidades humanas, e são classificados como duráveis. Os bens intermediários são os bens consumidos no processo de produção como insumos e matérias-primas. Os fatores de produção são constituídos pelos recurso humanos, terra, capital e tecnlogia.

6)Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas

R:Para os mercantilistas consistia em estimular a exportação e entesourar riquezas, estocando metais preciosos. Para os fisiocratas a única fonte de riqueza era a terra, como a lavoura a pesca e a mineração.

7)Qual foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

R: Adam Smith. Tendo como uma das suas principais idéias a livre concorrência, levando assim a sociedade a um crescimento econômico.

8)Pesquise o que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

R: Diz que a comercialização entre países dependeria de dotação de fatores de produção, e seu autor foi David Ricardo.

9)Pesquise e explique a principal diferença entre a lei de SAY e o principio Keynesiano da demanda efetiva.

R: A lei de SAY diz que a oferta gera sua própria procura, enquanto o princípio de Keynesiano afirma não existir força de auto ajustamento, por isso se faz necessária uma política de gastos públicos.

10)Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pos keynesianos, marxistas e institucionistas.

11)Conceitue a função demanda

R: Função demanda define a quantidade de um produto ou serviço em relação ao período de tempo em que o consumidor deseja adquirir.

12)Diferencie demanda de quantidade demanda

R: Na demanda existe preço e quantidade. Na quantidade demandada a procura aumenta pelo preço ofertado.

13)Para muitos produtos, tantos seus preços como as vendas, tem aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Explique.

R: Não, esse fato pode ocorrer em períodos específicos da economia, como por exemplo no dia das mães.

14)Conceitue a função oferta. De quais variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

R: A oferta ocorre quando o produtor deseja vender seus produtos em quantidade em um certo período de tempo. Dependendo de variáveis: preço e quantidade ofertada.

15)Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?

R:Para proteger os produtores das flutuações de preço de mercado, adota-se a política de garantia de preço ao produtor agrícola.

16)Sobre a elasticidade preço da demanda: a)quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda? b)por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores?

R: a) quantidade e preço. b) Porque sempre que os vendedores aumentam o preço do produto, por não ter um produto substituto no mercado, a demanda se mantém constante. Dessa forma, aumentos do preço do produto tendem a elevar a receita total dos vendedores.

17)Supondo uma demanda elástica, um aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores? Justifique.

R: Os vendedores, pois o aumento de preço provocará redução da receita total.

18)Defina produto, insumos e função de produção.

R: Produto é o resultado do processo de transformação dos fatores adquiridos pela firma par criar bens e serviços a serem vendidos no mercado. Os insumos são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, utilizados neste processo, segundo uma dada tecnologia expressa pela função de produção, a qual nada mais é que a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção num dado período de tempo.

19)Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.

R: A contábil financeira está focada na área de custos contábeis que são os custos que empresa realmente pagou ex.: Aluguel e Insumos. Já a visão econômica foca no custo de oportunidades que são possíveis ganhos nos demais setores.

20)Conceitue inflação, inflação de demanda, e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.

R: A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com