TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de globalização da economia dos países

Por:   •  11/8/2017  •  Seminário  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Licenciatura em Pedagogia
Seminário 4 – 2016.2
Aluno: Rafael do Nascimento Tinoco

Mat: 12112080044

 

     O seminário foi muito interessante, durante minha vida profissional trabalhei em ambientes não formais de formação humana na área coorporativa como analista e coordenador de treinamento. O seminário foi muito bom, a abordagem em projetos e suas características e desafios abriram mais ainda minhas possibilidades de atuar como profissional da educação, uma vez que, realizei inúmeros projetos educacionais nas empresas que trabalhei. Durante o seminário, tudo foi muito bem direcionado e a coordenação do grupo de trabalho foi muito natural, os alunos que já estavam ao meu redor interagindo, formaram meu grupo. Formulamos o escopo de forma super-rápida e definimos o planejamento sem maiores dificuldades. A estratégia que programamos foi indicar as funções para todo o projeto no próprio seminário, todos saíram com as estratégias planejadas e todos com seus compromissos estabelecidos. Eu gostei e fiquei satisfeito com minha conduta, até naturalmente, pois tenho perfil de liderança e foi fácil ocupar este papel no grupo que se refletiu em todas as etapas.

    Iniciamos a interação no fórum, como já havíamos definido os tópicos os comentários seguiram de acordo. Eu particularmente imaginei e criei uma expectativa de um processo mais vistoso e rico na realização das etapas, mas ocorreu um pouco devagar. Lancei no fórum minhas reportagens e comentários e houve, a meu ver, uma interação muito modesta. Alguns participantes demoraram muito em comentar os tópicos e isso me deixou um pouco apreensivo. Enfim, criamos o blog e imediatamente corri para publicar e desenvolver o tema. Gostei desta parte, pois ao pesquisar os temas, compreendi com mais evidências minhas próprias opiniões e interpretei de forma mais profunda todo o contexto que envolvia a PEC no cenário Brasileiro. A parte interessante foi estudar a área fiscal e processual, conhecer a constituição e sobre as emendas constitucionais. Tudo novo e que proporcionaram uma colocação mais profunda e técnica sobre a área financeira e principalmente para a educação. Estudei muito o planejamento do governo e a divisão dos recursos pelo PIB Brasileiro para a educação. Outro ponto, conhecer como os países de primeiro mundo atuam na educação e de que forma é realizado seu projetos educacionais. Após dar prosseguimento o blog tomou um certo formato, ali se deu uma certa interpretação e entendimento de que, os processos e o planejamento deve ser mais eficiente, muito destacado por Jurjo Santomé (1998):

“O processo de globalização da economia dos países em desenvolvimento traz novas regras de competitividade que obrigam a uma revisão dos processos de produção. Surge a necessidade de eficiência produtiva, trazendo consigo novas formas de organização”

        Ficou claro que a organização tem importância central em todo o estudo e na parte processual da emenda.  Tentei destacar que existem relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento administrativo com muitas evidências e a divisão dos recursos administrativos e pedagógicos, têm refletido principalmente nas ações nas esferas federais, estaduais e municipais no contexto escolar, o que tem se tornado ponto de dificuldade e insegurança entre a comunidade e agentes escolares resultando em forma de comprometimento do processo nos indicadores do MEC. Aliás, o MEC é responsável diretamente no rendimento do ensino no país, mostrei isso no blog e achei que alcancei este direcionamento no projeto, dessa forma, faz-se necessário à busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde os políticos e agentes passem a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas de controle, didáticas e metodológicas de promoção do processo de investimento.  A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas ocorrem em frações de segundos, ocasionando um certo desgaste e comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino, colocando a sala de aula como um ambiente de pouca relevância para a consolidação do conhecimento, enfatizando que a economia vivência o requisito primordial para a busca de aprendizado e tudo isso se faz necessário um posicionamento da população. Diante do exposto, acredito facilmente que a busca pelo conhecimento foi trabalhada no blog em todos os canais do projeto. Dessa forma, a sociedade nesse contexto, tem alternativa de rever suas ações e o seu papel, sendo que, uma análise sobre seus conceitos de controle e rendimento precisa ser feita, de forma a adequar sua postura financeira de investimento em todo o cenário no aspecto governamental ao momento atual e principalmente, colocar-se na posição de organização e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade. O blog cumpriu assim sua função transformadora e idealizadora de conhecimentos pautando o resultado de suas ações em indicadores que hoje não atingem as metas estabelecidas e que precisam se modernizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com