TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Como Estratégia para Redução do Desemprego no Município de Cacongo

Por:   •  13/10/2022  •  Dissertação  •  5.916 Palavras (24 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 24

EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DO DESEMPREGO NO MUNICÍPIO DE CACONGO

ENTREPRENEURSHIP AS A STRATEGY TO REDUCE UNEMPLOYMENT IN CACONGO MUNICIPALITY

João Baptista Lourenço Mpaca1[1]*

Maria Rosa Pires da Cruz2

…………………………………………………………………………………………………………………...

1[2]* Mestre em Administração e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro em Cabinda/Angola. Licenciado em Administração de Empresas pela Polytechnic of Namibia. Pós-Graduando MBA em Finanças pela Associação Internacional de Educação Continuada, Brasil Pólo Luanda/Angola. E-mail: lourencomazunga1@gmail.com.

2.Doutor em Gestão de Empresas, Professora Auxiliar e Orientadora no curso de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Local, na Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro em Cabinda, Angola. E-mail: piresdacruz@gmail.com.

...............................................................................................................................................................

RESUMO

O empreendedorismo tem sido apontado por vários investigadores como sendo uma estratégia para o desenvolvimento económico e consequentemente a redução do desemprego. Neste sentido, o presente artigo objectivou em propor acções que visam promover o empreendedorismo no Município de Cacongo como forma de estimular o emprego e o desenvolvimento local. Sendo assim, levantou-se a seguinte questão de investigação: “Como promover o empreendedorismo para o desenvolvimento do Município de Cacongo?” que direcionou a presente pesquisa. Na pesquisa, utilizou-se o método dedutivo, recorreu-se a abordagem mista, qualitativa e quantitativa e para recolher os dados, utilizou-se as técnicas de questionário e entrevista estruturadas como fonte primária e análise documental como fonte secundária. Para propor as acções para o desenvolvimento do empreendedorismo, foi necessário ouvir vários actores no Município. Depois das análises efectuadas, chegou a conclusão que existe uma predisposição da população para o empreendedorismo e existe diferenças estatísticas entre as variáveis de caracterização sociodemográfico e às características empreendedoras. Destacou-se ainda uma relação entre capacidade empreendedora e a independência, criatividade, autodisciplina, motivação, autoconfiança e capacidade de risco. Sobre as actividades económicas que contribuem no desenvolvimento do Município, ficou evidente que o sector agropecuária como sendo o principal potencial para o desenvolvimento do Município. Também, devido a sua localização estratégica, os sectores de hotelaria e turismo, gastronomia, restaurante e bar são por excelência potencialidades para promover o empreendedorismo.

Palavras-chaves: Empreendedorismo; Desemprego; Desenvolvimento local.

ABSTRACT

Entrepreneurship has been pointed out by several researchers to be as strategy for economic development and consequently reduction to unemployment. In this sense, this research seeks to propose actions to promote entrepreneurship in Cacongo Municipality, which might stimulate employment and local development. Thus, arose the following scientific question: "How to promote entrepreneurship in Cacongo Municipality". For this research, we used the deductive method, enforce by the mixed, approach, qualitative and quantitative, to collect the data, were used the following techniques questionnaire and interview structured as primary source and documentary analysis as secondary source. To the proposed actions for the development of entrepreneurship, it was necessary to listen to several actors in the Municipality. After the analyzes, was concluded that there is a predisposition of the population for the entrepreneurship and existence of statistical differences between the variables of socio-demographic characterization and the entrepreneurial characteristics. It was also highlighted a relationship between entrepreneurship and independence, creativity, self-discipline, motivation, self-confidence and risk capacity. Regarding the economic activities that contribute to the development of the Municipality, it was evident that agro-industry as the main local potential for local development. In addition, due to its strategic location, the sectors such as tourism, gastronomy, restaurant and bar are par excellence the potential to promote entrepreneurship.

Keywords: Entrepreneurship; Unemployment; Potentialities; Local development.

INTRODUÇÃO

Um pouco por todo mundo e especialmente Angola, tem sido notória uma progressiva valorização da cultura empreendedora, e que a mesma, vem ganhado crescente importância para o desenvolvimento económico e social, tendo como finalidade a criação de empresas, e consequentemente, contribuir na redução do desemprego. Hoje, o empreendedorismo mantem-se mais na actualidade das intenções dos indivíduos, empresas e países, pois é evidenciado como uma alavanca do desenvolvimento económico. Perante a actual situação macroeconómica, face as elevadas e agravadas taxas de desemprego no mundo, o empreendedorismo é visto como fonte alternativa ao autoemprego. De facto, a criação de novas empresas tem um grande peso na economia no que concerne a criação de emprego. Esse facto tem vindo a assumir crescente importância no seio das políticas públicas nacionais do crescimento económico. Neste contexto, o desemprego tornou-se um problema internacional nos últimos anos, com especial atenção Angola, que desde início de 2014 tem-se registado uma desaceleração macroeconómica devido a queda do preço de petróleo no mercado internacional, como a principal matéria-prima, consequentemente, gerou a desestruturação do sistema macroeconómico nacional, provocando a diminuição de investimentos em infraestruturas industriais e agrícolas, por conseguinte, enfraquecendo o crescimento e o desenvolvimento das comunidades locais. Portanto, as famílias tem tido as iniciativas próprias em empreendendo para seu autossustento e assim começaram em autoentregarem entre si. É assim que o conceito de empreendedorismo assume um papel pertinente na redução do desemprego e consequentemente, contribuir no desenvolvimento dos países.

Actualmente nota-se uma ligeira recuperação na economia nacional, o que se espera que a sua destradicionalização seja uma realidade para que contribua no desenvolvimento económico local. Contudo, são várias razões apontadas para o indivíduo inclinar-se ou enveredar-se pelo empreendedorismo. Tanto o empreendedorismo como o desemprego assumem um papel pertinente em países com iniciativas empreendedoras, como é o caso de Angola, em particular o Município de Cacongo.

O empreendedorismo, hoje está no centro de discussão dos principais agentes políticos e económicos, a razão pela qual, muitos países estão com o espirito de promover a actividade empreendedora, em reconhecimento às evidências da sua contribuição para o crescimento/desenvolvimento económico. Deste modo, o empreendedorismo é considerado como uma das novas ciências administrativas, pois atrai grande interesse dos investidores fruto do resultado das pequenas e médias empresas (PME) contribuírem significativamente para geração de emprego e desenvolvimento socioeconómico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com