TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo em uma era de transformações e mudanças

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG[pic 1][pic 2][pic 3]

EMPREENDEDORISMO PARA VISIONARIOS: EMPREENDEDORISMO EM UMA ERA DE TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS.

MORRINHOS –GO

2017

Carlos Augusto de Oliveira Moraes[pic 4][pic 5][pic 6]

Bianca Alves Almeida

Isabela Maria Borges Gonzaga

Pollyana Oliveira de Souza

Sandra Rosa de Oliveira

EMPREENDEDORISMO PARA VISIONARIOS: EMPREENDEDORISMO EM UMA ERA DE TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS.

Trabalho Acadêmico apresentado ao curso Bacharelado em Ciências Contábeis, como avaliação parcial à Disciplina de Empreendedorismo.

Orientador: Prof. Fábio Martins Ferreira.

MORRINHOS –GO

2017

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho trata de um resumo do capitulo, “Empreendedorismo em uma era de transformações e mudanças”, do livro empreendedorismo para visionários de Jose Dornelas.

        O capitulo em questão trata do empreendedorismo contemporâneo comparado ao mercado do passado. Inovações, perfil necessário, sustentabilidade, o papel da mulher, entre outros temas serão tratados a seguir.

        

  1. Empreender nos Dias Atuais é um Pouco Diferente.

Nos dias atuais o individuo pode se tornar um empreendedor de diversas formas. Seja em grandes empresas, com o próprio negocio, coletivamente, individualmente ou até mesmo em organizações governamentais, empreender pode ser definido como a realização de sonhos, a transformação de ideias em oportunidades, é a ação para concretizar objetivos gerando valor para a sociedade.  Nada muito diferente de como era antigamente.

        A diferença do empreendedor do passado para o empreendedor nos dias atuais está nas consequências das mudanças na sociedade. Atualmente a informação é transmitida em uma velocidade inimaginável até alguns anos atrás, com a inovação tecnológica o empreendedor precisa acompanhar o ritmo em que as informações são passadas e recebidas, e a se adaptar as mudanças constantes do mercado. Muitos consideram empreender como plano de negocio e até mesmo como carreira profissional. A classe empreendedora cada vez mais, dita como será o nosso futuro, como as mudanças de mercado vão acontecendo em nosso dia a dia.

        Com o surgimento de novos empreendedores diariamente, muitos deles fracassando inclusive, surgiu uma outra forma de empreender: Treinamentos. Não existe formula mágica para fazer um negocio dar certo, mas existem alguns preceitos comprovados na observação de características comuns de negócios bem sucedidos que são indispensáveis para o sucesso do empreendimento. Os riscos de iniciar uma atividade em um mercado estão presentes, erros serão cometidos, incertezas farão parte do cotidiano, e ter dicas de qual caminho seguir com certeza ajudará muito.

        Qualquer um pode empreender, agora ou no futuro. Algumas características como a tolerância a falhas, resiliência, iniciativa, capacidade de assumir riscos, visão de futuro, liderança, capacidade de organizar recursos e planejar os próximos passos, etc. foram definidas, de acordo com experiências de sucesso, como perfil empreendedor. Assim, poder ou não empreender, não é algo pré-definido, mas para quem tem interesse na área, é importante desenvolver as competências citadas.

  1. Empreender Agora ou no Futuro?

Não existe idade certa ou errada para empreender. É certo que os jovens têm menos experiência de vida, e pela imaturidade da maioria nessa faixa etária, estão mais propensos a erros. Por outro lado são mais engajados, sem medo de falhar, pois geralmente ainda não tem responsabilidades com filhos, etc. Por outro lado, os mais velhos, são mais experiente e talvez até já trabalharam no ramo em que estão investindo. Entretanto, os mais velhos tendem a ter mais dificuldade em lidar com as mudanças tecnológicas, já estão acostumados com a estabilidade de ser funcionário, e tem muito mais a perder com as falhas. Claro que não se pode generalizar, mas são fatos que comumente pesam de acordo com a idade.

        Apesar dos prós e contras oque se tem observado recentemente no Brasil, é um número cada vez maior de jovens iniciando seu próprio negocio. As condições do mercado de trabalho com cada vez menos estabilidade, o sonho de ser o próprio patrão, a busca por resultados rápidos, a redução do quadro de funcionários de grandes empresas, e a inconstância das empresas que passam por vendas ou fusões constantemente, podem ser listados como fatores que levaram os jovens a iniciar a carreira profissional empreendendo.

  1. A Globalização e Seu Impacto no Empreendedorismo Brasileiro

Uma realidade no mundo atual, o Brasil não tem aproveitado a prática de empreender. Os países que aproveitam desta habilidade profissional buscam aumentar o alcance de seus negócios e, com isso, promover o crescimento econômico.

Atualmente o nosso país sofre uma falta de empreendedores, que são direcionados pelo mercado a seguir a cultura ou até mesmo por características do país e seu mercado interno, com foco no mercado interno com as franquias voltadas a alimentação, vestuários e serviços, com tantas preocupações com o mercado interno o mercado internacional é deixado de lado.

Consequentemente o Brasil está entre as posições de menor destaque, segundo a pesquisa anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O resultado de tal pesquisa representa o nível de internacionalização dos países.

No entanto há uma tentativa de conseguir diferencias para seus empreendedores locais atuarem no mercado externo.

  1. Inovar é Preciso.

Inovação é a premissa que permite a algumas empresas atingir a longevidade; o segredo para se ter inovação é a união entre a criatividade e as ideias. A inovação ocorre a partir de uma criação, invenção, da busca pela solução de questões ainda não resolvidas ou do aprimoramento de solução já existentes para problemas que o homem enfrenta ao longo da vida e no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com