TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa O Boticário

Resenha: Empresa O Boticário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Antiga denominação de "farmacêutico", foi o nome adotado por Miguel Krigsner para a sua farmácia de manipulação: um projeto conjunto com uma colega de faculdade e dois médicos dermatologistas, que teve lugar no ano de 1977, em Curitiba. - A idéia surgiu após um curso em Porto Alegre, que Krigsner participou, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta. Mais do que uma simples farmácia, teria de ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja teria uma sala alcatifada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da receita. A substituir os assistentes, estariam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade e segurança. É neste contexto que Krigsner parte para a produção de produtos com a marca O Boticário, como cremes e xampus - sendo o seu primeiro perfume, o Aqua Fresca, o marco da perfumaria brasileira, que ainda hoje se vende em todas as suas lojas.

.

A empresa O Boticário é genuinamente brasileira e o seu capital é constituído com 100% de recursos próprios. Atualmente, cerca de 350 itens compõem a linha de produtos do Boticário, divididos em deo-colônias, desodorantes, shampoos, sabonetes, cremes, loções, bronzeadores, protetores solares, condicionadores, maquiagem e outros ligados à indústria de cosméticos e perfumaria. Pela própria diversificação em sua linha de produtos, O Boticário atende a todas as classes socioeconômicas, respeitando o potencial de consumo inerente a cada uma. A idéia de desenvolver um produto nasce após pesquisas de Marketing, realizadas para se descobrir as tendências de mercado. Esta é a razão dos produtos O Boticário sempre atenderem às necessidades e expectativas dos consumidores.

.

Durante o processo de desenvolvimento de um produto, as áreas de marketing, pesquisa e comunicação são responsáveis por sua denominação comercial, levando-se em conta características como fragrância, público alvo, mensagem social, entre outras. As embalagens dos produtos O Boticário são elaboradas por uma área criada especificamente para o seu desenvolvimento, a partir de um "briefing" orientativo da área de marketing. A programação visual do nome comercial, do cartucho e das ilustrações é executada pelo Boticário. Os ativos biológicos, como os extratos de plantas, são obtidos da natureza e provenientes de fontes que não corram risco de extinção ou leve a qualquer dano ou desequilíbrio ambiental. Não utilizam em seus produtos nenhum ingrediente que apresente risco à natureza, pelo contrário; através da FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, patrocinam diversos projetos de recuperação de espécies com risco de extinção, colaborando com a preservação e respeito ao meio ambiente. O Boticário não possui plantações próprias.

.

Atualmente O Boticário está presente no Japão e conta com lojas exclusivas em Portugal, Bolívia, Paraguai e Peru. Os volumes de produção anual: (Os dados a seguir estão representando o volume efetivamente produzido em anos anteriores)

1996: 29 milhões de unidades/ano

1997: 28 milhões de unidades/ano

1998: 33 milhões de unidades/ano

1999: 43 milhões de unidades/ano

2000: 52 milhões de unidades/ano

Hoje aproximadamente 1.220 pessoas exercem suas atividades diretas no Boticário, distribuídas entre as áreas de marketing, comercial, financeira, fabril e administrativa. - Número de lojas no Brasil: 1.960 (mar/2001) Lojas próprias da indústria: 14 em Curitiba e 11 em Belo Horizonte - Faturamento/ 00: Indústria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com