TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo de liderança

Seminário: Estilo de liderança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Seminário  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Ao longo da história da administração, o fenômeno da liderança tem sido analisado de diferentes ângulos, o estilo de liderança é uma abordagem discutida pela escola clássica. Em um estudo pioneiro, realizado em 1939 por White e Lippitt sobre a in-fluência causada pelos estilos de liderança foram abordados três estilos, sendo a liderança autocrática; liderança liberal; liderança democrática.

Na liderança autocrática é observado a centralização total de autoridade e

decisões entorno do líder, não há liberdade aos subordinados, nessa liderança exis-tem ordens onde pressupõem obediência sem contestações dos subordinado, CHI-AVENATO(2010), mostra que “(...)os grupos submetidos à liderança autocrática apresentam o maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustação e agressividade” nesse tipo de liderança percebe-se que o líder é temido pela equipe, onde há trabalho somente mediante a presença do mesmo.

Na liderança liberal, diferentemente da liderança autocrata, o líder permite a

que as decisões possam ser tomadas individualmente ou em grupo, nessa situação o comportamento do líder é percebido sem firmeza CHIAVENATO(2010), mostra que os grupos submetidos a liderança liberal “(...)não se saíram muito bem nem quanto á quantidade nem quanto à qualidade de trabalho, com forte sinais de individualismo, desagregação do grupo insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.”. Nes-se estilo de liderança percebe-se que o grupo nem leva em consideração o líder ele passa a ser ignorado.

Na liderança democrática, o líder por sua vez é extremamente preocupado

com o grupo e com o trabalho, tem em sua espontaneidade a comunicação moti-vando assim a equipe a participar das ações e objetivos propostos, facilitando o de-senrolar de problemas, para CHIAVENATO(2010) os grupos submetidos a liderança democrática apresentam “(...)apresentam boa quantidade de trabalho, qualidade surpreendentemente melhor, acompanhada de um clima de satisfação de integra-ção grupal, de responsabilidade e de comprometimento das pessoas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com