TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Desenvolvimento Econômico Local

Relatório de pesquisa: Estratégia de Desenvolvimento Econômico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria da Administração, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.

Profª. Samara Headley

Profº. Marcelo Silveira

Prof. Wilson Sanches

Profª. Marcia Bastos

Jequié

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------ 04

DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------------------------------- 04

CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------- 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------------- 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa desenvolver percepções sobre desnvolvimento local, abordarei sobre o capitalismo e farei um estudo sobre Jequié no interior da Bahia e suas potencialidades comercial local e aplicação do plano estratégico de desenvolvimento proposto pela administração local.

DESENVOLVIMENTO

Ao longo do século XX, ocorreram muitas transformaçõesno mundo capitalista. As relações de trabalho também mudaram, bem como aspirações dos trabalhadores.

A burguesia industrialpreocupada com o aumento da produtividade, não se limitou ao desenvolvimento técnico, entendendo portanto que seria nescessário melhorar o rendimento do próprio trabalhador.

Para isto foi criado o primeiro modelo de administração do trabalho, chamado taylorismo desenvolvido por Frederick Taylor (1856-1915). Segundo esse modelo se fosse oferecido aos trabalhadores instruções sistématicas e adequadas, seria possível fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. O trabalho deveria ser executado de acordo com uma sequência e um tempo pré- programado eliminando assim o desperdício.

A partir daí em 1914, Henry ford, um empresário norte americano, cria oseu modelo de produção em massa, o “Fordismo”. Sistema esse baseado numa linha de montagem buscando reduzir ao máximo os custos de produção, barateado os produtos podendo dessa forma vender para muitos consumidores. Todavia na década de 70 com acrise desse sistema o sistema capitalista também entrou em crise, haja visto que as grandes empresas se individaram, havendo assim um grande número de desemprego.surgindo assim a crise dos Estados Nacionais.

Porém surge uma nova forma de gestão de produção, com a mescla de várias formas de gestão de capital, dentre as quais se sobressai o modelo toyotista ou japonês, representando o redimensionamento do processo produtivo, a reogarnização do

trabalho na produção, a alteração das formas de gestão empresarial e, primordialmente, as relações entre as empresas.

O processo econômico da forma como se desenvolveu no brasil após 1964, produziu dois grandes problemas: concentração e instabilidade econômica.

A dependência estrutural fazia e ainda faz a economia brasileira ser excessivamente vulnerável as crises internacionais, como ocorreu em 1973, com a chamada “crise do petróleo”, os países produtores do OPEP (Organização dos Países Expostadores de Petróleo) decidiram aumentar os preços unilateralmente, causando um verdadeiro alívio na economia mundial, dependentes dos combustíveis extraído do petróleo.

Portanto,para superar esses entraves foram criados istituições especiais para promover o desenvolvimento das regiões. De lá para cá foram trocadas metas e criados planos para que a política econômica brasileira pudesse chegar no seu auge, assim planos como o Plano de Metas eo Plano Cruzado foram alternativos para isto. Atualmente ouve-se falar em plano de Governo e Pacote econômico, que são medidas adotadas para superar a crise e elevar a nação, bem como estados e municípios a um melhor estado econômico.

O Brasil tem vários projetos políticos para incentivar o desenvolvimeto local, dentre eles pode-se destacar: Projetos para o desenvolvimento do turismo local; Políticas para a geração de emprego e renda; Projetos para o desenvolvimento tecnológico educacional com implantação de Campus Universitários e Intitutos Federais; Políticas de isenções fiscais; projetos para créditos para micro e pequenas empresas e políticas para valorização da cultura local.

Para Havid Harvey a maior ênfase da ação local em atividades vinculada a produção foi uma estratégia para compater as dificuldades oriundas da crise capitalista que provocarm impactos também nas cidades.

Assim os municípios ou cidades assumem funções que antes eram responsabilidade do poder superiores.

A cidade de Jequié está localizada no sudoeste da bahia, a 360 km da capital Salvador. Entre 1860 a 1880 pertenceu a Maracás e abastecia a região sudeste e sudoeste da Bahia. Nessa época era um pequeno povoado as margens do Rio de Contas sendo uma importante via de transportes onde passava pequenos barcos com toda sorte de produtos necesários a subisistência dos habitantes de suas margens. Jequié ia se tornando um importante entreposto comercial da região, o princial centro de comercialização dos produtos trazidos pelos canoeiros e barqueiros era o espaço que depois passou a ser a praça Luiz Viana que tem esse nome em homenagem ao governador que emancipou a cidade.. Foi naquele local que surgiu a primeira feira livre de Jequié que mais tarde ganhou a organização italiana de adquirirem todo excedente dos canoeiros e tudo.

Houve uma grande enchente que destruiu quase toda a Jequié, surgiu também o problema do desmatamento que assoreou o Rio de Contas impossibilitando assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com