TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Mercado de uma Fábrica de Temperos

Por:   •  19/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ....................................................................................................................4

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................................5

2. ESTUDO DE MERCADO .....................................................................................................6

2.1 DESCRIÇÃO DO MERCADO ...............................................................................6

2.1.1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO ..........................................................7

2.2 CONSUMIDORES ..................................................................................................8

2.3 FORNECEDORES ...................................................................................................8

2.4 CONCORRENTES ..................................................................................................8

2.5 REGIÃO DE INFLUÊNCIA ...................................................................................9

2.6 VENDAS E DISTRIBUIÇÃO ...............................................................................10

2.7 EQUIPAMENTOS .................................................................................................10

2.8 ASPECTOS JURÍDICOS ......................................................................................11

ANEXO ....................................................................................................................................13

Apresentação

Presença indispensável em qualquer prato que se preze, as especiarias servem muito mais do que apenas enriquecer o paladar dos alimentos. As especiarias são uma variedade de produtos aromáticos que fazem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes. Fabricar temperos é a arte da simplicidade. Uma atividade que não requer tanto do empreendedor e pode dar resultados formidáveis. Conhecidos como especiarias, eram usadas para disfarçar o sabor dos alimentos quando ainda não existiam métodos de conservação. Hoje são utilizadas para preparar pratos deliciosos de deixar água na boca.

Baseado nisto, este trabalho se propõe a fazer um estudo acerca do comércio de condimentos no município de Poções, localizado na região Sudoeste do estado da Bahia há cerca de 444 km da capital, Salvador. Por meio deste trabalho, busca-se entender o funcionamento do mercado em que se pretende implantar uma fábrica de temperos e, desta forma, traçar a melhor estratégia de inserção dos produtos no município em questão e demais localidades situadas no seu entorno.

Faz-se-à, inicialmente, uma breve introdução sobre as especiarias, bem como sua importância histórica e atual, ressaltando o uso dos temperos no preparo dos alimentos. Em seguida, será feito o estudo do mercado de temperos proposto por pelo presente trabalho. Para atender ao escopo do trabalho, a priori, será realizada uma breve descrição do mercado, seguido de uma breve explanação sobre as características do produto e da sua área de atuação.

Segue-se com a análise dos potenciais consumidores, como também dos possíveis fornecedores, bem como a situação da concorrência deste segmento na região estudada. A posse destas informações permitirá formular a melhor estratégia de comercialização e distribuição do produto. Para complementar, cabe expor o maquinário necessário para iniciar o processo de produção, além dos aspectos jurídicos que regulamentam essa atividade.

 

1. Introdução

A História pode ser estudada por diversas óticas, pois a mesma é constituída pela interação de diversos aspectos num determinado período. Assim sendo, a culinária não se furta a este fato. Dificilmente se encontrará um outro componente culinário que tenha desempenhado papel tão importante na História mundial como as especiarias.

        Até mesmo na Bíblia Sagrada, no Antigo Testamento, é relatado o episódio em que José, que era filho de Jacó, foi trocado por especiarias por seus irmãos. Isso há cerca de 2000 anos antes de Cristo. Na Grécia antiga, Roma e Egito, as misturas de ervas e especiarias já faziam parte da alimentação. Elas já tinham valor de preciosidade devido ao poder medicinal e terapêutico conhecido na época. Quando os romanos recebiam pagamentos em espécie recebiam em especiarias.

        Por elas travaram-se guerras, floresceram nações, abriram-se rotas comerciais, mudaram-se os hábitos gastronômicos. Foram os antigos latinos que primeiro atribuíam a substâncias aromáticas uma designação próxima do termo especiaria. Chamavam-lhes as Species + ei. Inicialmente, as especiarias foram utilizadas pelos povos do Oriente, transportadas por mar, em rotas que atravessavam os oceanos Índico e Pacífico.
        Durante um longo período elas chegavam às margens do mediterrâneo em pequenas quantidades, vendidas de imediato a preços elevadíssimos. Vindos de terras distantes, também encobertas num véu de mistério e alguma sedução. O uso das especiarias foi introduzido na Europa por Bizâncio.

Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo,  as especiarias.

No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.

No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias, que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.

        Esta breve apresentação serviu para perceber a importância das especiarias ao longo da história da humanidade, sobretudo sua relevância econômica, uma vez que esta conferia status social a quem a possuía já que sua posse era privilégio para poucos. O estudo proposto neste trabalho  se resumirá ao estudo do mercado dos temperos (condimentos) que será o ramo de atuação da empresa que se pretende implantar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com