TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Viabilidade Economica

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE VIABILIDADE ECÔNOMICA

Deve ser realizado sempre que um novo projeto esteja em fase de avaliação, tanto na abertura da empresa, quanto na expansão. Essa análise é importante para visualizar através de projeções e números o retorno esperado do investimento e decidir se deve continuar com o projeto ou não. (Rodolfo Leandro de Faria Olivo)

A projeção de receita pode variar de um projeto para outro, de acordo com a expectativa do retorno, estimar a taxa de crescimento do negócio ao longo do tempo. Projeção dos custos de investimentos é preciso avaliar o investimento necessário para o negócio, e os custos operacionais para seu funcionamento que são os custos fixos, custos variáveis e os impostos. (Rodolfo Leandro de Faria Neto)

Analisando os indicadores, consegue-se verificar os detalhes e tomar as decisões no que precisa ser mudado para o sucesso da empresa. (Rodolfo Leandro de Faria Neto)

Os indicadores são:

VPL (valor presente líquido)

TIR (taxa interna de retorno)

Payback (retorno de capital) (Rodolfo Leandro de Faria Neto)

 O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO

Plano de negócio é um instrumento necessário para que o empresário conheça melhor sua própria empresa, demonstrando a situação atual da empresa, condições e recursos diminuindo os riscos e incertezas para alcançar seus objetivos. (Salim, Hochman, Ramal, Ramal).

Ao elaborar um plano de negócio o empresário estuda a viabilidade do seu negócio, cria ações preventivas contra futuras ameaças, analisa o mercado, evita investimentos improdutivos, gastos e esforços desnecessários.  É roteiro financeiro, operacional e estratégico que segue vários passos para colocar em prática o que foi planejado em um período de tempo determinado. (Salim, Hochman, Ramal, Ramal).

Os objetivos estratégicos tem que definir a missão e a visão, decidir o local e qual ramo a empresa irá atuar, acelerando o processo de criação e seus métodos de gestão ex:

          - Gerar empregos;

          - Promover o conhecimento;

         - Novas tecnologias;

         - Reduzir o fracasso da empresa etc;

É preciso estabelecer metas, e comparar se o que foi planejado está sendo executado, transformando o conhecimento em produtos. (Salim, Hochman, Ramal, Ramal)

PORQUE SE DEVE ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO

Elaborar um plano de negócio é uma ferramenta muito importante para abrir uma empresa de sucesso. Permite ver o que deseja fazer e como espera conquista-lo, analisa a situação financeira e ter uma visão geral da empresa, do mercado concorrente, fornecedores e consumidores, esse é o primeiro passo para abrir uma empresa de sucesso ter visão, planejamento estratégico e missão. (Salim, Hochman, Ramal Ramal)

Planejar o funcionamento do futuro do negócio terá mais facilidade para definir e alcançar metas e objetivos estabelecidos no plano de negócio, acompanhando o crescimento da empresa e verificar se o que foi planejado está sendo realizado. (Salim, Rochman, Ramal, Ramal).

Um bom plano de negócios é capaz de reunir todas as informações relevantes em um único documento. Receita, projeção de custos, metas de crescimento e plano de ação. Com esses elementos listados, torna-se mais fácil para o empreendedor acompanhar o desenvolvimento do negócio, sem tirar os olhos dos objetivos de longo prazo. (Salim, Hochman, Ramal, Ramal).

ETAPAS DE UM PLANO DE NEGÓCIO

Plano de negócio é um resumo contendo os pontos mais importantes como dados do empreendimento, missão da empresa, experiência e atribuições profissionais, setores de atividades da empresa, capital social e outras fontes de recursos. (José Dornelas)

Na elaboração do plano pode-se destacar que as etapas mais importantes são; sumário executivo, análise de mercado, plano de marketing e plano financeiro. (José Dornelas)

Ao analisar o mercado o empreendedor estuda os clientes no que eles desejam, o que precisam, é necessário passar segurança conhece-los melhor e solucionar as necessidades desses clientes. Os fornecedores de matéria-prima e equipamentos para a fabricação de bens/serviços é necessário manter um cadastro atualizado, pesquisar preços, qualidade condições de pagamento e entrega, essa análise determinará as despesas e o investimento inicial do negócio. (José Dornelas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com