TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: A Elaboração do estudo de viabilidade econômica

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória aos alunos matriculados no 8º Semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Com carga horária de 160 (cento e sessenta) horas/aula, o trabalho tem por base uma empresa (fictícia) desenvolvida e projetada individualmente durante as disciplinas de Prática em Laboratório Contábil entre o 5º e 8º Semestre

A empresa “modelo” desenvolvida durante o curso, objeto deste estudo, é do ramo varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fabricação de eletrodomésticos da linha branca subiu 7,6% na passagem de dezembro de 2011 para janeiro 2012, esse aumento ocorreu devido à redução do IPI. Também no ano de 2012 o mercado de televisores está aquecido, estima-se que esse mercado cresça em 5% a 10 %.

O comércio eletrônico faturou R$ 3,06 bilhões no período entre 15 de novembro e 24 de dezembro, época de compras para o Natal. O valor representa uma alta de 18% em relação ao ano de 2011, quando faturou R$ 2,6 bilhões.

Os eletrodomésticos tornaram-se peças essenciais para o nosso cotidiano proporcionando conforto, diminuindo nosso tempo com os serviços domésticos e aumentando nosso tempo para lazer, permitindo mais tempo para a família e também possuindo utilidade no ambiente de trabalho, melhorando a produtividade.

Assim como ocorre em outros seguimentos, a formalização e a organização societária têm seu início na constituição e no registro da empresa nos mais diversos órgãos fiscalizadores: Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e Prefeitura e na Junta Comercial.

Portanto, para o exercício pleno de suas atividades, o empresário que desejar empreender neste ramo, deve antes de tudo contratar os serviços de um profissional de contabilidade para:

• A elaboração do estudo de viabilidade econômica,

• A elaboração do planejamento tributário,

• A redação e registro do contrato social,

• A obtenção dos registros federal estadual e municipal,

• Evidencia as mudanças financeiras e econômicas que ocorrem na sociedade,

Deste modo, o profissional contábil deverá possuir um espírito empreendedor. O perfil do contador moderno é o de um homem de valor que precisa acumular muitos conhecimentos, ter domínio em informática e em comunicação, precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e exigências crescem a cada dia.

Cabe ao atual contador orientar com competência o administrador, trabalhando mais como um consultor, do que efetivamente um executor. O contador está cada dia ganhando um espaço diferenciado nas empresas, que através da preparação das demonstrações econômico-financeiras fornecem informações, as quais influenciam na tomada de decisão do seu cliente.

É neste sentido que o trabalho se justifica, pois o formando do curso de ciências contábeis deve-se preparar para o mercado de trabalho e sempre buscar aprimorar seus conhecimentos e manter-se atualizado.

2 METODOLOGIA

Quanto a Metodologia Científica, todos os trabalhos adotam uma estrutura comum e pré-definida pelo professor-orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apesar de os trabalhos tratarem de temas diferentes, coincidem formalmente devida as regras estabelecidas para o desenvolvimento dos mesmos.

Sendo assim, apresenta-se, a seguir, a classificação da presente pesquisas quanto aos objetivos específicos, ao delineamento e à natureza.

Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa é do tipo descritiva, Explicar o que é pesquisa descritiva.

Quanto ao delineamento, além de pesquisa bibliográfica, estabeleceu-se como método de investigação, o Estudo de Caso. Explicar o que é pesquisa bibliográfica e Estudo de Caso

Quanto a natureza, a pesquisa é qualitativa segundo Explicar o que é pesquisa qualitativa.

Quanto às técnicas de análise e coleta de dados, a presente pesquisa faz uma análise qualitativa dos dados coletados por meio de documentação indireta do tipo documental e documentação indireta do tipo bibliográfica.

Explicar o que é pesquisa documental indireta.

3 EMPRESA MODELO

A empresa modelo do presente Estudo de Caso, simula-se constituída no mês de novembro do ano de 201_, com início de suas atividades no primeiro dia útil do mês, encerrando-se o exercício no último dia do mês de dezembro do mesmo ano.

3.1 PARTE SOCIETÁRIA

3.1.1 Nome Empresarial

Digite o texto aqui...

3.1.2 Natureza Jurídica

Digite o texto aqui...

3.1.3 Sócios e Administradores

Digite o texto aqui...(incluir número de cotas)

3.1.4 Endereço

Digite o texto aqui...

3.1.5 Objeto Social

Digite o texto aqui... (incluir CNAE)

3.2 PARTE OPERACIONAL

3.2.1 Produtos e Serviços

Digite o texto aqui...(incluir NCM para os produtos e o número do Item da Lei Complementar 116/2003 para serviços)

3.2.2 Fornecedores

Digite o texto aqui...

3.2.3 Clientes

Digite o texto aqui...

3.2.4 Concorrentes

Digite o texto aqui...

3.2.5 Prazos

Digite o texto aqui...

3.3 PARTE TRIBUTÁRIA

3.3.1 Tributos e Contribuições Federais

Digite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com