TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do planejamento estratégico

Artigo: Etapas do planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos encontrar definições com terminologias diferentes na literatura sobre planejamento estratégico, tais como: planejamento estratégico, administração estratégica, gestão estratégica, planejamento estratégico participativo, planejamento estratégico orientado para o mercado, planejamento estratégico empresarial ou simplesmente planejamento.

Planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente. O planejamento estratégico é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e preocupa-se com a formulação dos objetivos e à seleção dos cursos a serem seguidos.

As etapas do planejamento estratégico são:

a) Definição de objetivos, identificação dos objetivos e da estratégia atuais, análise ambiental,

b) Análise dos recursos, identificação de oportunidades e ameaças, determinação do grau de mudança necessária;

c) Decisão da estratégia a ser adotada, implantação da estratégia, mensuração e controle.

O planejamento estratégico por ser abrangente é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados das organizações. O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. O nível mais elevado da empresa, ou seja, a direção, precisa estar envolvida, pois o planejamento estratégico é um processo contínuo de tomada de decisões estratégicas. As implicações futuras dessas decisões devem ser tomadas no presente.

O processo de planejamento estratégico como sendo o processo de elaborar uma estratégia baseada na análise dos ambientes externo e interno da organização e conceitua administração estratégica como o processo que compreende planejamento, implementação e controle da execução da estratégia.

O processo de planejamento estratégico consiste em definir objetivos para a relação com o ambiente, levando em conta os desafios e as oportunidades internos e externos. Afirma que o planejamento estratégico afeta a empresa à longo prazo pois compreende decisões sobre produtos e serviços que deseja oferecer ao mercado.

Planejamento estratégico é o processo de desenvolver a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente. O planejamento estratégico é uma ferramenta que pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. Toda organização tem um plano estratégico com certo grau de explicitação, mas que provavelmente a maioria delas possuem esse plano implicitamente, elaborado por meio de tentativa de acerto e erro. O processo de planejamento estratégico é uma seqüência de análises e decisões que compreendem:

a) Análise da situação estratégica;

b) Análise externa;

c) Análise interna;

d) Definição do plano estratégico, compreendendo os objetivos e a estratégia.

Na definição de planejamento estratégico destacam-se aspectos como missão, objetivos, metas e políticas a serem seguidos pela empresa, mesmo utilizando terminologia diferente da deles. Assim: “Planejamento estratégico é uma atividade técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com